Bastidores: o que está por trás do silêncio de Bolsonaro durante a eleição a prefeito de Brusque

Ex-presidente ficou entre apoiar André Vechi ou William Molina, mas optou pelo silêncio após impasse

Durante o período de campanha da eleição a prefeito de Brusque, houve uma expectativa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestasse em apoio a algum dos candidatos. Um impasse, porém, resultou no silêncio do ex-presidente. André Vechi (DC) foi eleito prefeito no domingo, 3, com 27.183 votos.

Bolsonaro chegou a gravar um vídeo em que cogitou vir até a cidade, indicando que estaria disposto a se envolver no processo eleitoral. Isto, porém, não aconteceu. Além de não vir a Brusque, Bolsonaro não declarou apoio a nenhum candidato.

Segundo informações de bastidores, dois fatores impediram uma manifestação clara de Bolsonaro. O PL, partido do ex-presidente, apoiou André Vechi ao cargo e, por outro lado, havia uma vontade por parte de Bolsonaro em apoiar William Molina (MDB), candidato do ex-prefeito Ari Vequi, por considerar a cassação injusta.

Um áudio que chegou a ser divulgado como material de campanha de Molina mostrava o ex-presidente falando sobre apoio ao “candidato do prefeito cassado”. Uma fonte que falou a O Município detalha que o áudio foi gravado por um pastor em uma reunião com Bolsonaro em Brasília em agosto.

O desejo de Bolsonaro, em um primeiro momento, era gravar um vídeo declarando apoio a Molina e isso chegou perto de acontecer. No entanto, após o pedido de duas deputadas do PL que apoiavam André Vechi, o ex-presidente decidiu não gravar.

De um lado, Bolsonaro tinha o PL e, de outro, havia a proximidade com o empresário Luciano Hang, que também foi alvo da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto com Ari Vequi, pois ficou inelegível por oito anos. Sendo assim, Bolsonaro optou por não apoiar nem Molina e nem André Vechi.

Molina fez 5.472 e foi o candidato menos votado da eleição. André Vechi, impulsionado por apoiadores de Bolsonaro, como o governador Jorginho Mello (PL) e deputados estaduais e federais do PL, venceu a eleição com 40% dos votos válidos e vai governar Brusque até o fim de 2024.

Veja agora mesmo!

Após conhecer esposa pelo Facebook, advogado do Timor-Leste se muda para Brusque: