Ato cívico marca a comemoração do Dia da Independência em Brusque
Escolas realizaram apresentações na praça Sesquicentenário nesta sexta-feira
O Dia da Independência foi comemorado em Brusque com um ato cívico nesta sexta-feira, 7. Na data em que o Brasil completa 196 anos da Independência de Portugal, a Prefeitura de Brusque promoveu a solenidade para ressaltar a importância deste dia histórico.
O evento foi organizado pela Secretaria da Educação e reuniu diversas autoridades de Brusque na praça Sesquicentenário, entre elas o prefeito, Jonas Oscar Paegle, e o vice, José Ari Vequi. A comunidade brusquense também compareceu em bom número para prestigiar o evento.
O primeiro ato foi a entrada da bandeira, realizado pelos atiradores do Tiro de Guerra, que logo na sequência executaram o hino nacional. Posteriormente, prefeito, vice, e a secretária da Educação, Eliane Aparecida Busnardo Buemo, falaram sobre a importância da data.
Paegle lembrou do que a Independência significou para o país para a construção da diversidade cultural brasileira, “que reflete a força e grandeza do Brasil”, enquanto Vequi salientou a importância de celebrar o momento, e a necessidade de todos valorizarem o país na construção de uma sociedade melhor. “Que possamos, neste 7 de setembro, fazer uma reflexão para saber que o Brasil só depende de nós. É preciso termos orgulho de ser brasileiro, e acreditarmos que teremos dias melhores”.
Eliane destacou a participação das crianças e a importância de se acreditar no país. “Uma pátria não é nada sem seus filhos. Temos, todos, a obrigação de fazer a defesa dessa terra e mostrar que, com trabalho, fé e esperança vamos construir o Brasil que queremos”.
Após o discurso das autoridades, a fanfarra da escola Paquetá tocou o hino de Brusque. Alunos do quarto e quinto ano da escola Augusta Knorring realizaram uma apresentação de dança com o tema ‘Eu te amo meu Brasil’.
Eles ainda promoveram um jogral com o tema da independência. Posteriormente, estudantes do terceiro ano da escola Georgina da Luz fizeram uma apresentação de teatro. Alunos da escola Oscar Maluche cantaram o Hino da Independência para finalizar o ato.