Atletas de Brusque lutam por título com a seleção catarinense de natação
Atletas de Brusque vão representar o estado no Campeonato Brasileiro Interfederativo Júnior de Natação. Vinicius Pedrini Paoli, Leonardo Schlindwein e Nádia Dalmolini se juntarão com cerca de outros 30 nadadores para defender a federação catarinense na cidade de Anápolis, em Goiás. A disputa inicia nesta quinta-feira (2) com previsão de encerramento na sexta.
A experiência será nova para Leonardo e Nádia, que pela primeira vez participam da competição. Mais velho entre os atletas, Vinicius Pedrini Paoli tem o desafio pela segunda vez. Enquanto os dois primeiros competem na categoria Junior I (16 anos), o último disputa na Junior II (17). Em Brusque, os atletas competem pela Abain/Extreme Academia/FME. O treinador do trio, José Armando Vasques Soto, o Bay, confia em bons resultados.
Ele destaca que os atletas estão entre seis nadadores que vêm ganhando evidência dentro do grupo mesmo competindo em categorias fortes, as quais os competidores já vislumbram seletivas para o Campeonato Brasileiro. Segundo Bay, todos devem brigar por medalhas. ‘São atletas com muito potencial, que já vem se destacando nas competições que disputamos no estado”, ressalta.
Os competidores
Vinicius Pedrini Paoli
Paoli é, para Bay, o grande destaque da natação brusquense e esperança de medalhas em Anápolis. No ano passado, o atleta já faturou três: um segundo e terceiro lugar, respectivamente, nos 50 e 100 metros costas, e mais uma prata, desta vez no revezamento.
Ajudou a delegação catarinense a ficar com o segundo lugar na classificação geral, melhor classificação na história, atrás apenas de São Paulo. Para este ano, as metas são manter o bom desempenho e brilhar em solo goiano.
“Para mim é uma satisfação representar novamente Santa Catarina e ajudar o grupo, pois lá existe muita união. Venho treinando forte, desde o começo do ano, para isso. Estou na minha melhor condição e acho que dá para brigar” confia. Paoli compete nas provas de 50, 100 e 200 metros costas e também deve participar do revezamento.
Leonardo Schlindwein
Leonardo Schlindwein é outro nadador apontado por Bay, como uma grande promessa da modalidade no estado. Aos 16 anos, vem ganhando evidência no esporte. “É um atleta que começou a nadar com 13 anos e, de repente, virou a página e está sendo um grande nadador dentro do estado, tanto que vai representar Santa Catarina nesta competição em Anápolis com as melhores provas dentro da natação mundial: os 50 e 100 crawl e costas”, destaca o treinador. Ele comenta que Schlindwein vem treinando forte para a competição e também deve voltar com medalhas de Goiás.
Nádia Dalmolini
Única mulher no grupo de atletas brusquenses que competirá em Goiás, a jovem Nádia Dalmolini projeta bons resultados em sua primeira participação na competição. A atleta de 16 anos se mostra motivada para conseguir pódio no nado costas. Ela participa dos 50, 100 e 200 metros. Segundo Nádia, o principal objetivo é melhorar os tempos. “A medalha é uma consequência”, destaca.
Bay ressalta que a atleta é praticamente a única nadadora do estado que nada bem costas na categoria. “Por isso, acredito que ela deve ganhar vaga no revezamento para tentar trazer medalha para Santa Catarina”, observa.