Atleta de Brusque conquista segundo lugar mundial em torneio virtual de kickboxing
Paulo Costa também foi campeão brasileiro na modalidade técnicas de combate
O atleta Paulo Costa, morador de Brusque, conquistou o título de vice-campeão muncial de Kickboxing, na modalidade Formas, no torneio virtual (E-Tournament), organizado pela Sport Data e World Association of Kickboxing Organizations (WAKO), entre os dias 15 a 25 de julho.
Após vencer os atletas da Suécia e Ucrânia, disputou a final contra o representante alemão, que levou o título. O torneio de Kickboxing neste sistema virtual foi adaptado para o período da pandemia e proporciona a baixos custos a oportunidade de atletas do mundo inteiro competirem e treinarem sem sair de casa.
Os participantes filmaram uma sequência de luta e publicam o vídeos no YouTube, com no máximo dois minutos, e enviaram link para o organizador do evento, que os publicou na plataforma online.
No dia seguinte, cinco árbitros, cada um de um país diferente, avaliam os vídeos enviados e votam cada performance. A avaliação possui diversos critérios, como equilíbrio, força, velocidade, coordenação, entre outros.
A primeira etapa teve entre 20 a 30 atletas, onde foram escolhidos os oito melhores. Na segunda etapa, são escolhidos quatro, que vão para as semifinais, onde finalmente, são escolhidos dois atletas que concorrem a final.
O kickboxer conheceu o esporte aos 10 anos, em 1989, com os filmes do Jean-Claude Van Damme. Natural de Porto Alegre/RS, começou a treinar a modalidade e parou em 1997, para treinar karatê.
Costa mora em Brusque há 13 anos, e é professor de filosofia na rede municipal de ensino. Em 2017, ele voltou a treinar kickboxing. No mesmo ano, participou do Campeonato Catarinense de Kickboxing, onde se sagrou campeão na modalidade luta.
Ele também foi campeão em 2019, a nível estadual, quanto no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, na modalidade luta. Na modalidade formas, foi vice campeão no campeonato brasileiro passado e no mundial deste ano.
O atleta é o atual representante catarinense na modalidade, e está classificado para o Mundial 2021 e o Panamericano 2020, que deve contar com a participação de diversos países e deve ser realizado em Foz do Iguaçu/PR entre 5 a 11 de dezembro deste ano, caso a pandemia seja controlada.
Em Brusque, o kickboxer costumava treinar na academia Thai Bruto, no bairro Santa Rita, única que possui a modalidade na cidade. Após o início da pandemia, voltou a realizar os treinos em casa. Durante o dia ele trabalha em home office, publicando aulas e atendendo alunos e pais. No final da tarde, ele faz o treino que dura entre uma a duas horas por dia, folgando nos finais de semana.
Costa destaca que quem estiver interessado na modalidade, é possível encontrar materiais de qualidade na página do YouTube da Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), e em outros materiais de divulgação, enquanto a pandemia durar.