Árvores são arrancadas por empresa contratada pela prefeitura no Jardim Maluche
Secretaria de Obras diz que iniciará revitalização da área, como forma de compensação ao dano
Cerca de 60 árvores foram arrancadas irregularmente de uma área verde, na rua Francisco Sassi, no Jardim Maluche, por uma empresa terceirizada que presta serviços para a Secretaria de Obras de Brusque.
Leia também: Justiça Eleitoral confirma inelegibilidade do ex-prefeito Ciro Roza
O serviço solicitado pela Associação de Moradores era uma roçada, mas os profissionais foram além e acabaram causando estragos no local. No entanto, a Secretaria de Obras se comprometeu a revitalizar a área e iniciará os reparos ainda hoje.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Maluche, Juarez Graczcki, diz que a área, de cerca de 8 mil metros quadrados, é utilizada para a prática de esporte. Ele conta que no fim de abril a entidade solicitou limpeza das praças e áreas verdes do bairro. Há cerca de duas semanas uma empresa contratada pela prefeitura foi até o terreno e fez o trabalho, porém, ao invés de apenas roçar, acabaram cortando as árvores e deixando barro no espaço.
“Vieram com patrola e uma carregadeira e estragaram mais do que fizeram. Foi um serviço mal executado. As árvores estavam até com a estaca. Destruíram uma área que é pública, que é de todos nós”, reclama Graczcki, que ainda diz: “Trazem crianças para plantar árvores, se faz um trabalho de conscientização ambiental e depois arrancam tudo”.
O presidente da associação afirma que algumas árvores tinham sido plantadas há um ano, outras há três. Segundo ele, haviam espécies de acerola, ameixa, jabuticaba, ingá, ipê, entre outras. “Desejamos que recuperem o que foi estragado. Parece pouco, mas não pode passar batido”, diz.
Revitalização começará hoje
Após contato do Jornal Município Dia a Dia, a Secretaria de Obras disse que, de fato, o serviço foi feito além do que se solicitou. A pasta afirma que contatou o presidente da associação e que foi acordado que hoje voltarão ao local para reparar os danos.
A secretaria reforça também que os serviços necessários para a revitalização da área serão feitos, e que inclusive, novas árvores serão plantadas no local.
Notificação ocorre somente com flagrante
A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque diz que a Secretaria de Obras seria notificada, apenas, se houvesse flagrante do crime. O fiscal Faués Vinícius Medeiros afirma que a poda é permitida, mas a retirada das árvores não.
Como o fato já ocorreu, o fiscal orienta a associação a procurar a Fundema para informações. “O interessante seria que viessem até nós para que possamos formalizar a ocorrência”. Segundo Medeiros, com a solicitação da entidade, é possível solicitar à Secretaria de Obras que faça a recuperação ambiental.