Após ter casa atingida por deslizamento, família de Botuverá pede ajuda para reconstrução
Caso foi registrado no início de março e família precisou sair da residência que está interditada
A família de Botuverá que teve a casa atingida por um deslizamento no início de março pede ajuda da população para reconstruir o local. A residência, que fica localizada na rua João Assini, no bairro Águas Negras, foi atingida por um deslizamento de terra após uma chuva.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro. Felizmente, o deslizamento atingiu a parte externa da casa, onde fica a garagem e um banheiro. Conforme a equipe de socorro informou na época, apesar de ter causado estrago na estrutura da residência, nenhuma pessoa ficou ferida com a queda da barreira.
A proprietária da residência, Cláudia Jordão, de 36 anos, explica que a família precisa de maquinário para retirar a terra e as rochas que estão no local. Ela teme que uma nova chuva possa causar mais um deslizamento e, consequentemente, a casa ser atingida novamente.
“Nós colocamos uma máquina particular para tirar a terra, só que a hora deles é R$ 250 e nós precisamos de duas. Uma está na parte de cima da casa cavando para salvar a casa. Se chover a gente corre risco de perder a casa toda”.
No momento a família depende do aluguel social, concedido pela Prefeitura de Botuverá. A casa está interditada devido aos danos na estrutura e os moradores estão residindo em outro local temporariamente.
Claudia explica que solicitou ajuda da prefeitura com o maquinário, mas eles informaram que “não podem [disponibilizar o maquinário] por ser uma residência particular”. “Estamos correndo risco de alagamento e deslizamento de terra caso chover. Não estamos na casa, mas corremos risco de perder a outra parte. Se as máquinas escavarem, removerem o barro todo que esta lá, nós salvamos a casa que é tudo o que temos”, explica.
A família pede a colaboração da população para que ajudem neste momento. Eles precisam de doações para contratarem as máquinas, fazer a limpeza no local e reconstruir a parte da casa que foi atingida. “Nós somos pobres, não temos condições. Vamos ter que gastar com caçamba, com carregadeira, então se alguém quiser se sensibilizar, nós seremos muito gratos”.
Interessados em ajudar a família podem entrar em contato com Claudia pelo WhatsApp (47) 984-672-609.
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Assistência Social de Botuverá, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube