Apesar dos bloqueios nas rodovias, pacientes de Brusque conseguem realizar tratamentos em outros municípios

Segundo a Secretaria de Saúde, carro que leva os moradores precisa se identificar para os manifestantes

Os pacientes de Brusque que precisam realizar tratamentos ou consultas em outros municípios da região conseguiram passar pelos bloqueios nas rodovias. De acordo com a Secretaria de Saúde, diariamente carros partem do município para transportar os moradores para Blumenau, Florianópolis, Joinville, Itajaí e Penha.

Eles realizam diversos procedimentos como tratamentos para o câncer, consultas, gestantes que precisam de atendimento especial, entre outros.

O setor de transporte relatou que os carros são parados nos bloqueios, mas após a identificação, eles são liberados para seguir caminho. Entre esta segunda-feira, 31, e terça-feira, 1, 71 pacientes foram transportados.

Manifestações nas rodovias

As manifestações nas rodovias federais e estaduais iniciaram na noite de domingo, 30, após a divulgação do resultado das eleições, na qual Lula (PT) foi eleito presidente. As rodovias Antônio Heil, que liga Brusque a Itajaí; Ivo Silveira, que liga Brusque a Gaspar, e Pedro Merisio, entre Brusque e Botuverá apresentam manifestações com pontos de bloqueio na manhã desta terça-feira, 1.

Conforme apurado pela equipe do jornal O Município, as manifestações já começaram a impactar o abastecimentos dos supermercados e postos de combustíveis de Brusque. Além disso, os bloqueios também impedem a distribuição de vacinas.

Decisão da Justiça

A situação continua mesmo após a decisão do juiz substituto Antonio Araújo Segundo, da Justiça Federal de Joinville, que determinou no início da noite desta segunda-feira, 31, a liberação de ao menos duas rodovias federais em Santa Catarina e que também autoriza o uso da força policial.

Além dele, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), emitiu a determinação na noite desta segunda-feira, 31, conforme o G1, para que as forças policiais atuem na desobstrução das vias em todo o país. A decisão menciona que ações devem ser tomadas imediatamente.

– Assista agora:
“Se você não lutar, a doença vai te derrubar”, diz moradora de Brusque que venceu o câncer de mama