Aniversário de Brusque é comemorado com o corte da cuca de 9 metros
Centenas de pessoas foram até o Sesc para cantar parabéns para a cidade e comer um pedaço do doce
Centenas de pessoas foram até o Sesc para cantar parabéns para a cidade e comer um pedaço do doce
Nada melhor do que comemorar o aniversário de Brusque com um bom pedaço de cuca. O doce, que é bastante tradicional na cidade, ganhou um espaço especial na programação dos 158 anos da cidade, celebrados neste sábado, 4.
Confeccionada pela panificadora Sassipan, a cuca de 9 metros de comprimento foi uma das principais atrações das comemorações da semana de Brusque.
Na tarde deste sábado, muitos brusquenses aproveitaram o dia ensolarado para curtir as atrações do Sesc e acompanhar o corte da cuca pelo prefeito Jonas Paegle.
“A cuca está ligada com a história de nossa cidade. Veio junto com os imigrantes alemães e poloneses. Ela já é bastante reconhecida pelo Festival da Cuca e agora queremos transformar Brusque na capital nacional da cuca”, destaca o prefeito.
Durante o seu discurso, Paegle enfatizou que o pedido para tornar Brusque a capital nacional do doce já está em tramitação no Congresso Nacional, em Brasília.
O diretor de Turismo de Brusque, Norberto Maestri, o Kito, destaca que a cuca é um símbolo da gastronomia brusquense, por isso, a prefeitura decidiu repetir a ideia que teve no ano passado, quando começou a comemorar o aniversário da cidade oferecendo a cuca gigante aos brusquenses.
“Fomos agraciados com um belo dia, a nossa cidade merece essa festividade e estamos muito felizes de ver que a população compareceu e espera ansiosa o corte da cuca”, diz.
Pouco depois das 16 horas, horário marcado para o corte do doce, uma grande fila se formou. Adultos, crianças e idosos esperavam com ansiedade um pedaço da cuca que foi confeccionada com cinco sabores: abacaxi, farofa, queijinho, vinho e banana.
Após as formalidades, todos os presentes cantaram o parabéns para Brusque e o prefeito Jonas Paegle apagou a velinha dos 158 anos da cidade.