Andamento da obra no bairro Guabiruba Sul preocupa vereadores

Secretário de Obras explica qual a situação atual e estima data para finalização do serviço

Andamento da obra no bairro Guabiruba Sul preocupa vereadores

O andamento das obras de reurbanização da rua Guabiruba Sul foi um dos temas na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba na terça-feira, 9. Após os vereadores conversarem com moradores e visitarem o local, eles constataram a necessidade de consertos e reparos na obra, que ainda não foi finalizada. O projeto tem mais de 4,6 quilômetros de extensão e abrange todo o trecho da rua geral do bairro Guabiruba Sul.

Conforme apontado por Cristiano Kormann (PP) na tribuna, perto de um posto do bairro, há necessidade de um conserto. Segundo ele, após a pavimentação são coletadas amostras do material, e se o resultado não for bom, é preciso refazer o serviço.

“Ali na Guabiruba Sul há um pedaço em que deu problema na contraprova das amostras que foram tiradas. Então teremos a garantia da empresa de um pedaço a ser refeito”.

Troca de empresa

Ele ainda apontou que a antiga empresa que iniciou a obra realizava primeiro a pavimentação e depois colocava o meio-fio para as calçadas. “Isso trouxe um acabamento imperfeito, problemas de fuga entre meio-fio e asfalto, pois o material colocado ali não ficou bom. Somado a isso, as laterais da pavimentação asfáltica tinham problemas de desnível, principalmente em relação as bocas de lobo colocadas durante a obra”, disse o vereador.

A Pacopedras, empresa que assumiu a obra, informou aos vereadores que não é possível prever o custo final da obra, visto que algumas partes terão que ser refeitas. De acordo com Cristiano, a repavimentação do trecho já foi iniciada.

“Consiste na retirada de asfalto e posteriormente a pavimentação para fazer o acabamento com meio fio, o conserto do desnível do asfalto pela pavimentação e o adequado direcionamento das bocas de lobo para evitar novamente a água que ficava parada ali devido problemas que havia na pavimentação anterior”, explica o parlamentar.

Consertos e reparos

Segundo o vereador, a obra deverá ser refeita em alguns trechos, cujos tamanhos variam de 1,5 metros a 3 metros. De acordo com Cristiano, esse foi o motivo para a obra ainda não ter sido finalizada, pois antes será feito o levantamento de custos entre o que já foi executado e o que precisa ser feito no trecho conhecido como reta da rua Guabiruba Sul.

“Assim que chegar o orçamento da empresa, será dado continuidade na recuperação das laterais no asfalto. É um trabalho que ficou bom, onde foi refeito, e provavelmente deve resolver esse problema na reta da Guabiruba Sul”, aponta o vereador.

Ele também comentou sobre a continuação da construção das calçadas em alguns pontos. “No bairro Guabiruba Sul teve um número muito mais alto de remoção de muros do que no bairro Aimoré. Nesta semana está finalizando o último deslocamento de muro que fica na reta da Guabiruba Sul. Com o término do deslocamento de muro, todo esse trabalho será realizado”.

Ele explica que sem a finalização desta etapa, a equipe trabalhava um ou dois dias e não tinha mais serviço devido aos deslocamentos de muro que ainda precisavam ser realizados. A partir de agora, o vereador explica que a empresa conseguirá trabalhar para finalizar a padronização das calçadas em todos os pontos.

Prefeitura esclarece situação

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Jair Antônio Brambila afirma que a obra está em andamento e se encontra na fase final. A pasta já acompanhava a execução da obra com a primeira empresa e, após a troca, já se sabia o que faltava ser executado.

Ele aponta que a empresa que iniciou o projeto não chegou a executar metade da obra. Após o afastamento da empresa responsável, a prefeitura acionou a segunda colocada na licitação.

“A empresa fez um trecho de pavimento asfáltico e ficou as calçadas, que praticamente não foram executadas pela primeira empresa. Todo esse trecho de asfalto que a empresa realizou, a segunda empresa teve que fazer a parte de meio-fio e calçada, que está sendo feito e se encontra na parte final, além de alguns pontos de limpa roda e acabamentos”, salienta.

Jair aponta que a finalização da obra dependerá do tempo, pois este é um projeto complexo. “Tivemos situações adversas com a troca de empresa, recuo de muros, períodos de chuvas, então houve sim alguns atrasos, mas como ela está na parte final, estamos trabalhando em cima de detalhes, então acredito que em 60 dias, no máximo, estaremos com a obra 100%”, aponta.

Segundo o secretário, o contrato com a primeira empresa foi rescindido devido problemas na execução do projeto detectados pelo engenheiro responsável, além de atrasos. Jair afirma que os custos para sequência da obra estão inclusos no contrato com a nova empresa. O valor inicial da obra era de R$ 7,2 milhões.