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AmpeBr realiza workshop e prepara empresas para exportação

Evento contou com a participação de diversos representantes de empresas de Santa Catarina

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) realizou na tarde de quarta-feira, 3 de abril, o “Workshop para Exportação”. O evento, promovido pela entidade em parceria com o Sebrae/SC e as empresas de consultoria Father e Strategizers, reuniu mais de 50 empresas interessadas em exportarem seus produtos e abrir novas possibilidades de mercado.

O workshop teve como objetivo orientar e qualificar empresas da região de Brusque e de outros locais de Santa Catarina para estarem preparadas para negociações com compradores de outros países, interessados em adquirir os produtos de confecções brasileiros.

A maioria dos participantes do workshop estarão presentes na 49ª Pronegócio e na 2ª Rodada Internacional de Negócios, que acontecem de 13 a 17 de maio, no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque.

Na oportunidade, além de compradores de todo o país, as empresas fabricantes participantes da rodada também poderão negociar com mais de 30 compradores de sete países da América do Sul e Central já confirmados para esta edição do evento.

Assim, diferente da 1ª Rodada Internacional, realizada em novembro de 2018, desta vez a oportunidade de negociação será para todos os inscritos nesta 49ª edição do evento.

“Estamos com esse projeto para a próxima rodada e para que isso aconteça temos que promover esse treinamento, além do acompanhamento que também será feito nos dias da Pronegócio. A AmpeBr está muito feliz em dar mais uma oportunidade diferenciada de vendas aos nossos associados e as micro e pequenas empresas do Estado. No mês de novembro tivemos 25 empresas fornecedoras daqui e 14 compradoras internacionais. A repercussão foi positiva, o número de interessados aumentou desta vez e com certeza quem participar desta edição de maio terá uma grande chance de exportar seus produtos por meio da Rodada Internacional”, ressalta o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge.

Do preço ao tipo de produto

Ao longo do workshop, os participantes receberam informações e orientações de como adequar produtos, a necessidade de capacitação de pessoas que irão negociar com compradores estrangeiros, como escolher a melhor forma de pagamento, como promover os produtos, agilizar os processos, a logística de entrega, a importância de entender a cultura dos países que estarão na rodada, entre outros.

O diretor da AmpeBr, Marco Ebele também destacou a importância da capacitação oferecida na oportunidade, já que para muitas o processo de exportação ainda era um sonho, mas que agora poderá se tornar realidade.

“Muitas pequenas empresas nunca exportaram e aqui promovemos a oportunidade para o conhecimento básico desse processo, para que todas possam estar aptas a iniciar a venda de produtos para outros países. E para nós, da AmpeBr é gratificante vermos esse interesse, pois isso é associativismo. E o nosso trabalho é esse: dar suporte, incentivo, oportunidades e assessoria aos nossos associados para que eles possam se desenvolver, crescer e fomentar cada vez mais a economia local”, frisou.

Interesse constante

O workshop foi ministrado pela diretora da Father, Scheyla Patrícia Pereira, empresa especialista em consultoria e assessoria para exportação, por demais profissionais que atuam na mesma, bem como pelo consultor em internacionalização de empresas e CEO da Strategizers Gestão Estratégica, Douglas Cândido.

“Estamos bem entusiasmados, de promover as empresas da região de forma coletiva, e com o apoio da AmpeBr estamos conseguindo ter esse olhar voltado para Santa Catarina”, comentou Scheyla. Segundo ela, além da Argentina, países como Paraguai, Bolívia, Uruguai, Costa Rica, e compradores da Espanha também devem marcar presença em Brusque, na 2ª Rodada Internacional.

Para Cândido, após a primeira experiência no mês de novembro, este é um segundo e importante momento, principalmente em dar continuidade aos contatos já realizados, para que aos poucos as vendas possam ser perpetuadas a médio e longo prazo e se crie a confiança nas negociações.

“Não podemos nos esquecer da preparação, já que a internacionalização é um processo constante, necessário em ter continuidade, e para isso é fundamental que as empresas estejam preparadas. As nossas expectativas também são as melhores e temos certeza que estamos no caminho certo, pois não conheço outras instituições no país que amparam o empresariado com ações tão efetivas como a AmpeBr faz, a exemplo desta”, completa.