Alvará de construção do shopping de Brusque é válido somente até este ano
Ibplan não tem notícias sobre avanço do projeto desde o ano passado
Ibplan não tem notícias sobre avanço do projeto desde o ano passado
Anunciada em abril de 2015, a construção do novo shopping de Brusque continua cercada de incertezas. A empresa paulista Sacs Consult, responsável pelo empreendimento, chegou a iniciar a terraplanagem no terreno em frente ao Angeloni, no entanto, o serviço ainda não foi concluído e o local está abandonado.
De acordo com o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), o alvará de construção para o empreendimento é válido somente até este ano, mas pode ser renovado. Porém, desde março do ano passado, quando O Município publicou uma nota sobre o assunto, o órgão não é procurado por representantes da empresa e o projeto segue sem avanço.
No terreno, ainda existem placas informando sobre a construção, mas não há nenhuma movimentação. Diversos outdoors com publicidade de várias empresas foram instalados no local, que foi tomado pelo mato.
O Município tentou contato com a Sacs Consult para saber se ainda há interesse na construção do empreendimento, mas sem sucesso. Os números informados no site da empresa não são atendidos e o contato via e-mail também não foi respondido até a publicação desta reportagem.
No site da empresa, o Brusque Shopping Center continua entre os empreendimentos em análise.
O prazo inicial de conclusão do shopping era 2018. Em 2016, a empresa informou o adiamento da construção motivada pela crise financeira e política do país. Pouco tempo depois, o sócio-diretor da empresa, Sérgio Manzalli, informou a O Município que pretendia iniciar as obras em setembro daquele ano, o que não ocorreu por conta de trâmites burocráticos para obtenção de licenças e alvarás.
Em outubro de 2018, ano que seria o de inauguração do shopping, a Prefeitura de Brusque ainda aguardava documentos para liberar a construção. A licença ambiental foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em dezembro daquele ano.
Após o início dos trabalhos em janeiro de 2019, a Justiça suspendeu a obra de terraplanagem, atendendo a um pedido liminar urgente do MP-SC.
Em junho daquele ano o órgão pediu a suspensão da obra por mais um ano, para que fosse investigado se existe nascente natural no terreno. No entanto, no mesmo mês a juíza suspendeu a liminar e autorizou a retomada das obras.
Com o retorno dos serviços, a previsão era entregar o shopping até o primeiro semestre de 2021. Em março do ano passado a empresa disse à reportagem que a equipe estava finalizando a terraplanagem e em seguida seria realizada a fundação do terreno. Os próximos passos seriam as instalações da estrutura do shopping e dos pilares, momento em que os trabalhos seriam visíveis ao público.
– Assista agora:
Igreja do Santa Luzia, em Brusque, guarda raro fragmento de osso da padroeira