Alunos de escola de Brusque vencem etapa nacional da Olimpíada Brasileira do Saber
Equipe Intellection venceu a competição neste ano e foi premiada em São Paulo
Os alunos da Escola S, de Brusque, que formam a equipe Intellection foram vencedores na Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) de 2021, uma competição de alto nível que, há sete anos estimula o interesse dos jovens brasileiros para a matemática e suas tecnologias, língua estrangeira e ciências da natureza. Os estudantes do Ensino Médio representaram Santa Catarina e voltam para casa com o 1º lugar na disputa do Diário do Barco e com uma Monção Honrosa, sendo a equipe que mais cumpriu as regras determinadas pela organização. A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 11, em São Paulo.
“A fase presencial, aqui em São Paulo, foi muito desafiadora e repleta de novidades, mas viemos na força e na coragem para mostrar quem nós somos e a força da nossa escola e saímos com dois prêmios. E esse prêmio de Monção Honrosa é de muito orgulho, pois reflete todos os valores da nossa escola: empatia, cooperação, respeito e disciplina, demonstrado o quanto temos esses valores presentes no nosso dia a dia. Saímos realizados e com muita vontade de voltar no próximo ano”, declarou o professor Teamleader da equipe, Roger Luiz Mota.
Os estudantes viajaram na segunda-feira e enfrentaram três dias de muita troca de experiências e para chegar às conquistas, passaram por mais de 10 horas de muitas provas, palestras, quizzes, debates e testes para apresentarem seus conhecimentos.
“Minha função na equipe era trabalhar no nosso barco, que era uma das exigências que a gente tinha na competição, ou seja, realmente produzir um barco, e a gente conseguiu ganhar o primeiro lugar, justamente, pelo Diário do nosso Barco então, eu me sinto muito orgulhoso por tudo que passamos e por tudo que aprendemos nessa olimpíada”, contou o aluno Matheus Baron Lauritzen, 17 anos. Já o irmão dele, o Gustavo, também de 17, destacou a importância da preparação utilizando uma língua estrangeira.
“Eu participei do debate, que foi totalmente em inglês e foi bastante desafiador, confesso, mas uma experiência incrível. Saio dessa OBS com muito mais aprendizado, muito mais feliz e contente com nosso desempenho pelos dois prêmios que recebemos como equipe”, contou. A equipe também é formada pelos estudantes Renan Gianesini Pering, Pedro Henrique Mafra Pereira, Erica da Silva e Ana Lara Day, todos com 16 anos.
Para os pais, este foi um merecimento pelo compromisso dos alunos e suas famílias com a escola, evidenciando o esforço de todos da equipe.
“É muito gratificante para nós, pais, vermos a evolução dos nossos filhos, ficamos muito orgulhos com as conquistas da equipe Intellection. Parabéns a toda Escola S pelo apoio”, disse a professora Ivana Geni Baron Lauritzen, mãe do Matheus e do Gustavo.
A orientadora pedagógica do Ensino Médio Steam, da Escola S, de Brusque, Rosani Marcarini, destacou todo o preparo que os alunos tiveram desde o mês de março, quando passaram pela primeira fase da OBS até chegar na fase nacional da competição e participarem de provas de nível internacional e ainda saírem campeões.
“Além do conhecimento em ciências, matemática e lógica, e robótica nós também tivemos o conhecimento em inglês para fazer as provas aqui na OBS, mostrando a preparação dos nossos alunos. E isso é o Steam, fazer com que busquem o que mais gostam, se identificam e trabalhar isso na prática. Demonstramos aqui, dentre várias escolas conceituadas do Brasil, a identidade da Escola S, Sesi e Senai fazendo a diferença. Obrigada a todos da direção regional e estadual da Escola S de Brusque, pelo incentivo e apoio, e aos pais que foram nossos parceiros apoiando os filhos e acreditando no nosso trabalho”, concluiu a orientadora.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube