As alunas do curso EuroFashion, promovido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, em parceria com a Universidade de Santa Catarina – UDESC, assistiram na tarde de terça-feira, 21, a conferência “Scrivere La Moda – o discurso do Fashion Design” com a professora Alessandra Vaccari, da Universidade IUAV di Venezia e do Dipartimento di Culture del Progetto.
A conferência abordou a moda europeia e a construção da imagem de importantes estilistas por meio do lançamento de autobiografias. “Eles contribuem para mostrar aquilo que não é dito sobre moda. Os estilistas, ou fashion designers, podem contribuir política e socialmente”, destacou a professora.
Ela enfatizou que o cenário da moda está em constante mudança e que atualmente já não é voltado somente aos estilistas.
A aluna Sônia da Silva elogiou a conferência. “Esta é minha primeira certificação internacional. Foi uma tarde proveitosa, mesmo com a dificuldade da língua, já que a palestra foi em italiano e contou com tradução simultânea de uma interprete”, comentou.
Sônia é proprietária da Confecção e rede de lojas NP Fashion e decidiu fazer o curso EuroFashion para agregar valor a sua marca. “Sinto necessidade de aprender sempre. Em moda tudo é fonte de inspiração e a Europa ainda mais. Estou adorando a viagem de estudos, assim como gostei das aulas ministradas mensalmente no Brasil desde março”, revela.
O grupo ainda terá aula no Instituto Francês da Moda, na ESMOD, no Museu do Louvre e Palácio de Versailles, em Paris, entre outras atividades. “A viagem está perfeita e o grupo totalmente integrado. Depois de Veneza a expectativa agora se volta para as aulas na França”, avalia a coordenadora do curso, Edineia Pereira da Silva Betta.
Veneza
O grupo deixou o hotel em Milão às 9h com destino a Veneza. Após três horas de ônibus chegou à cidade localizada na região do Vêneto, no nordeste de Itália.
Com cerca de 270 mil habitantes, o local encanta pela arquitetura, pelo fato de ser cercado por água e pelas vielas que fazem os visitantes se perderem com frequência.
Chegada à Europa
Depois de uma maratona de mais de 24 horas de viagem (Brusque/Florianópolis/Rio de Janeiro/Paris/Milão) as alunas do curso EuroFashion não ligaram para o cansaço e caminharam pelo centro da cidade durante à tarde de domingo, 19, para analisar vitrines e conhecer um pouco a cidade.
O ponto alto do roteiro foi a catedral Duomo, imponente com seus 157 metros de comprimento e 109 de largura. A construção iniciada em 1386 teve sua fachada concluída apenas em 1805 por iniciativa de Napoleão, que havia invadido a Itália. Em 1813 a catedral foi dada por finalizada. Atualmente, a igreja é um importante ponto turístico de Milão e do alto do seu terraço é possível ver toda a cidade.
A Duomo fica ao lado da Galleria Vittorio Emanuele, que chama atenção não só pelas lojas e restaurantes, mas também por sua arquitetura.