Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Alguém precisa alertar Gelson Merísio e Mauro Mariani que seus partidos eram aliados até meses atrás

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Alguém precisa alertar Gelson Merísio e Mauro Mariani que seus partidos eram aliados até meses atrás

Raul Sartori

Recado 1
Alguém precisa alertar os candidatos ao governo do estado Gelson Merísio e Mauro Mariani, que andam se mandando recados mais que diretos, que seus partidos fizeram parte de uma aliança que governou SC até poucos meses atrás. Os pecados cometidos, como também os acertos, são de ambos.

Recado 2
Como muito bem lembra o analista político Elio Gaspari, também alguém precisa avisar ao candidato Fernando Haddad que a eleição de 7 de outubro vai escolher um presidente da República. E ele está fazendo campanha para soltar aquele presidiário de Curitiba, que já foi presidente.

Veja também:
Das sete eleições desde a redemocratização, Brusque votou diferente do Brasil cinco vezes 

Qual é o perfil dos candidatos a deputado estadual e federal da região 

Rotary Club leva jovens brusquenses para conhecer outras culturas 

Carreata
Este espaço é informado e também se informa de um fato: são praticamente só os simpatizantes de Jair Bolsonaro os que tomam a iniciativa, em SC, de fazer carreatas, tanto nas grandes como nas pequenas e médias cidades. Os demais não se animam e encarar aquele barulhento expediente de campanha. Gasolina cara?

Unindo forças
O Ministério Público de SC encaminhou a todos os candidatos ao governo do estado sugestões para o aprimoramento do sistema de controle interno estadual. Propõe reforçar as estruturas de controle interno de modo a evitar ilegalidades, ineficiência operacional, desperdícios, incorreções e falhas, estabelecendo o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados. O MP-SC, a propósito, defende que as Diretorias de Auditoria Geral e de Contabilidade Geral, da Secretaria da Fazenda, tenham status de Secretaria de Estado ou de Secretaria-Executiva, o que garantiria o acesso direto do controlador-geral ao governador, a exemplo do que já acontece em 22 estados.

Delírios ambientalistas 1
O fato de haver reflorestadores neste país de mentira já é um milagre. Mas eis que, provavelmente na mesa de bar, nossos ecologistas de caviar e passeata bolaram um projeto mirabolante, que deve virar ação civil pública em SC por estes dias: proibir o plantio intensivo de espécies exóticas, como pinus e eucalipto, que para quem não sabe são sustentáveis, já que há reposição correspondente ao corte. Nos seus delírios alguns dos nossos ecologistas imaginam que espaços desmatados possam ser ocupados com laranjeiras, pessegueiros, macieiras…

Delírios ambientalistas 2
Também direto das mesas de bar mandam dizer que estão de olho no projeto, em especial no “impacto do diesel”, como se, irresponsavelmente, as donos das embarcações fossem jogar o óleo no mar, no complexo náutico da Avenida Beira Mar Norte. Se fosse assim nenhuma outra marina seria autorizada no mundo civilizado. Essa gente precisa deixar o copo, viajar mais, e ver, “in loco”, o que se faz mundo afora. Aliás, nem precisa sair da Ilha de SC. Tudo está disponível na internet.

Tratamento desigual
Está em uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado: existe tratamento desigual nas penitenciárias de autogestão (como a de Florianópolis) e cogestão (Joinville). Na primeira há mais cuidados materiais com os presos, como acesso à água aquecida, toalhas de banho, roupas de cama e medicamentos fornecidos pelo SUS, por exemplo, o que não acontece na outra. No último cálculo, de 2012, o preso custava, por mês, R$ 1.544,41 e R$ 3.010,41, respectivamente.

Veja também:
Julgamento das contas de Ciro Roza deve ser retomado em até 30 dias

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Nova lei pune assédio em ônibus e divulgação de fotos íntimas

Desaparecidos
A Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD), em atividade há cinco anos, tem resultados a apresentar: dos cerca de 28.500 casos que já passaram por ela, a grande maioria foi elucidada e atualmente apenas 1.447 permanecem em investigação. No momento SC também é o único Estado com 100% dos casos de desaparecimentos cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Infoseg), um banco de dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Maiores do varejo
Pelo quarto ano consecutivo o ranking das maiores redes varejistas do Brasil cita a catarinense Berlanda, tanto no geral, quanto no segmento de eletromóveis. A classificação é elaborada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e leva em consideração dados como o faturamento e número de lojas e colaboradores. O destaque se deve ao crescimento de 10,6% nas vendas sobre o ano anterior, aliada à inaugurações e reinaugurações de lojas que somam 11 em 2018.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo