Alemão quer implantar site para levar produtos de Santa Catarina para a Europa
O alemão Thomas Klefenz está no Brasil com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre Brusque e os municípios vizinhos com a região de Karlsdorf _ Neuthard, uma cidade pertencente ao estado de Baden-Würtember, na Alemanha. A intenção é criar um site com produtos catalogados daqui para levar àquela região da Europa.
A ideia de exportação dos produtos é de seu pai, Egon Klefenz, que tem uma longa história com Brusque. Ele iniciou o processo de comunicação entre a região e a Alemanha, devido ao fato de muitas famílias daqui serem de descendência alemã, principalmente, da região de Baden-Würtember. Há mais de dois anos, Brusque é considerada coirmã de Karlsruhe, um distrito do país alemão. “Egon sempre quer manter um forte contato, tanto culturalmente como comercialmente. Ele acredita que a Alemanha é uma grande importadora e que nós temos qualidade e gosto para exportar para eles. Ele quer que o nosso povo venda lá”, afirma o empresário Pedro Schmitt.
Thomas ficará no Brasil durante seis meses para pesquisar e estudar as oportunidades de negócio em Brusque e região. “Vou fazer uma pesquisa para saber o que as pessoas querem, isto é importante para a marca. É importante também conhecer as empresas do Brasil para saber o que podemos oferecer para as pessoas da Alemanha e o que eu posso fazer em cima disto”, afirma Thomas.
O pontapé inicial do negócio será a parte de confecção, que é o forte da região. Além do têxtil, ele pretende exportar diversos tipos de produtos que as cidades têm a oferecer. “Quem sabe até comida. Sei que é um processo difícil devido à burocracia e exigências. Não posso prometer, mas vou tentar. O Brasil é um desafio e estou ansioso para isso”.
Schmitt diz que este site servirá como porta de entrada para os produtos daqui para a Alemanha. “É uma oportunidade para os empresários da nossa região. Ninguém tem uma abertura deste jeito e isso pode funcionar. Se o pessoal daqui fizer um trabalho de qualidade, é uma oportunidade muito grande que o pequeno empresário tem de ter seus produtos reconhecidos lá fora”.
As vendas serão através de catálogos dos produtos no site, que ainda não tem uma data para entrar no ar. Thomas relata que já tem a parte de software pronta e toda a estrutura e, assim que tiver a primeira coleção de produtos, o site inicia o funcionamento. Os representantes de empresas interessados podem entrar em contato com ele pelo telefone 47 9176 6393 (apenas em inglês ou alemão) ou em português pelo e-mail thomas@tkbrasilconsulting.com