Águas Claras é o bairro que mais teve pedidos de melhorias feitos por vereadores de Brusque
Parlamentares apresentaram 37 indicações de obras para o local nos primeiros seis meses do ano
Parlamentares apresentaram 37 indicações de obras para o local nos primeiros seis meses do ano
Levantamento feito por O Município junto ao sistema de tramitação processual do Legislativo brusquense identificou que o bairro Águas Claras foi o mais visado pelos vereadores, no que se refere à apresentação de indicações com pedidos de obras e melhorias à prefeitura.
No primeiro semestre de 2017, os parlamentares apresentaram 37 indicações de melhorias para o Águas Claras, que lidera o ranking.
Em segundo lugar na lista estão os bairros Azambuja e São Pedro, com 31 indicações solicitando obras em cada um deles. Posteriormente, aparecem Dom Joaquim, com 29, e Limeira, com 28.
A pesquisa foi feita com base na lista oficial de bairros e localidades do município, que consta nos arquivos do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan).
Apesar do número total de indicações do primeiro semestre ter sido de 342, a soma dos pedidos por bairro é um pouco maior, chegando a 413 pedidos. Isso acontece porque uma única indicação, às vezes, pode conter pedidos diversos, para dois, três ou mais bairros diferentes.
São João e Cerâmica Reis estão na outra ponta, sem constar nenhuma indicação de obra, no sistema do poder Legislativo, para os dois locais.
As indicações são o tipo mais básico de proposição existente na Câmara de Brusque. Elas não precisam passar por votação e são enviadas diretamente para a prefeitura. Contém pedidos simples, como cobertura de buracos na estrada, conserto de postes de iluminação pública e patrolamento de ruas.
O poder Executivo, por lei, não é obrigado a realizá-las, portanto, o fato da obra ter sido indicada não significa que será necessariamente executada.
Pelos números do primeiro semestre, fica claro que os buracos na cidade foram o centro das atenções dos pedidos feitos por parlamentares.
Das 342 indicações enviadas ao prefeito Jonas Paegle, 106 deles continham solicitações para que a prefeitura resolvesse problemas causados por buracos nas ruas.