X
X

Buscar

Advogado do adolescente que matou terapeuta conhecido em Brusque comenta resultado da primeira audiência do caso

Luiz Carlos Vantroba foi assassinado dentro de igreja em Ponta Grossa, no Paraná

A defesa do adolescente de 16 anos, que matou o terapeuta e pregador de retiros conhecido em Brusque, Luiz Carlos Vantroba, informou via uma nota oficial, que segue pedindo a desinternação do menor “com a aplicação da medida socioeducativa de liberdade assistida nos braços de sua mãe”. 

Em audiência realizada na manhã desta sexta-feira, 9, por volta das 10h30, o advogado de defesa Carlos Lopatiuk, informou que a juíza possui três dias para tomar uma decisão.

“Buscamos provar a ausência de riscos à sociedade pelos motivos acima e por comprovante dos remédios; da depressão, da escola, da igreja, das testemunhas. Somado sobretudo às circunstâncias pessoais que são favoráveis ao menor que não registra passagem pela VIJ”, complementou.

Carlos ainda relatou que se coloca à disposição para ouvir outras pessoas que possam ajudar a sustentar as acusações de assédio contra Luiz. Quem tiver interesse em conversar de forma sigilosa basta entrar em contato no número do escritório Iatauro & Lopatiuk Advogados Associados pelo telefone: (42) 98416-0200.

Intenções

A defesa, antes mesmo de buscar o Habeas Corpus, disse que faria os pedidos ao juízo local e afirma acreditar em uma decisão “justa de imediato” com a revogação da internação, além de buscar a liberdade assistida pela mãe do adolescente.

“Muito embora a defesa não concorde, a medida já era esperada e compreensível ante a repercussão do fato e o número de facadas, mas a defesa na busca do melhor interesse da criança. Já estamos providenciando o pedido de revogação da internação e em breve a criança estará novamente nos braços da mãe”.

Confira o restante da nota:

“A defesa não coaduna nem defende os atos praticados, no entanto, ante a situação da criança (autor) e da família, resolveu assumir a defesa técnica. Assim mesmo diante da reprovabilidade do ato, a defesa, ante as circunstâncias, busca uma medida e a sentença justa de um ato justificável e a garantia da própria liberdade.

O acusado é menor, sem antecedentes, de boa índole e boa família e agiu em legítima defesa, devido a assédio sexual e agressão. Agiu sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, repelindo agressão que não estava obrigado a suportá-la e nem podia mais.

Observe que, o acusado é réu primário, possui endereço fixo, não representa risco de fuga e nem risco a si ou a outrem, visto que cometeu o delito sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima.

Além disso, ressalta-se que, o mesmo não fugiu do local, apenas saiu por medo das consequências dos populares, considerando a imagem da vítima. O acusado deixou o local muito nervoso e em estado de choque, ou seja, não sabia se a vítima estava morta ou não. Por fim, o acusado se apresentou espontaneamente e tem cooperado com as investigações”.

Apreensão

O pedido foi feito pela Polícia Civil, que investiga o caso. Vantroba foi assassinado a facadas na quarta-feira, 23, em uma igreja de Ponta Grossa (PR).

“A Polícia Civil pediu o internamento provisório do adolescente. [A medida] foi decretada com parecer favorável do Ministério Público e com decisão do Judiciário. Na manhã desta segunda, foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão do adolescente”, diz o delegado Fernando Jasinski, que investiga o caso. O internamento provisório tem validade de 45 dias.

Detalhes

Além disso, o delegado trouxe à época novos detalhes. Segundo Fernando, o adolescente, que era paciente do terapeuta, apresentava quadro de depressão e o tratamento ocorria desde março. Em depoimento, o autor disse ter sofrido assédio pela vítima e não soube dizer ao certo como teve contato com a faca que usou para cometer o crime.

O único atendimento de Vantroba daquele dia era o do adolescente. A Polícia Civil ainda teve acesso a imagens de câmera de segurança e relatou que somente uma pessoa entrou na igreja nas horas antes e depois do assassinato. As investigações seguem em andamento.

– Assista agora:
Conheça apartamento de Brusque inspirado no seriado Friends