Administrador do Distrito de Karlsruhe entrega prêmio de sustentabilidade para Brusque
Comitiva da cidade está em viagem técnica na Alemanha
Comitiva da cidade está em viagem técnica na Alemanha
A comitiva brusquense que está em viagem técnica na Alemanha recebeu da mão do administrador do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, o troféu de primeiro lugar no 13º Prêmio Anual de Sustantabilidade Alemã, Deutscher Nachhaltigkeitspreis (DNP), principal convenção internacional sobre o tema. O município conquistou a premiação no ano de 2020, quando empatou com Rhuango, de Ruanda, e sua parceira alemã, Landau.
O troféu foi entregue somente neste ano devido à pandemia mundial de Covid-19, que impossibilitou a viagem entre os representantes alemães e brusquenses.
“Para nós é uma honra receber esta premiação, hoje pessoalmente, que reconhece o trabalho que vem sendo realizado em uma grande parceria, entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe. Nós estamos cada vez mais engajados na troca de conhecimento, aquisição de novas tecnologias para resolver problemas relacionados à mobilidade, meio ambiente e infraestrutura, que ainda temos muito a alcançar”, destacou o secretário da Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina.
De acordo com o secretário, a parceria é uma grande oportunidade para o município na busca por novas soluções. “Podemos ver aqui na Alemanha, com a experiência deles, erros e acertos que eles tiveram ao longo dos anos, diferentes soluções para que possamos adaptar à realidade da nossa região. Além de, buscar recursos por meio de investimento de empresas daqui para nossos projetos”, avalia.
Ao fazer a entrega da premiação, Schnaudigel ressaltou a importância da parceria climática. “Estou muito feliz em recebê-los e saber o quão proveitosa está sendo a visita de vocês aqui. Fico feliz que já exista uma boa relação entre nós. Vamos manter esta boa relação e continuar trabalhando forte no projeto”.
Coordenadora do projeto no Brasil, a superintendente da Fundema, Ana Helena Boos, afirma que a premiação é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. “Ficamos felizes em receber, agora fisicamente, este troféu, pois é a representação de que nosso trabalho, realizado há anos, tem dado certo”.
A engenheira ambiental, Amabilly Schwambach, que está no projeto desde o início, falou sobre o momento. “Naquele momento e, também ontem, foi uma alegria imensa. Sabemos que temos um grande caminho a percorrer, mas temos um grande sentimento de realização. Saber que nosso projeto tem feito a diferença também nos motiva a seguir trabalhando e buscando por recursos para realizar novos projetos em prol da sustentabilidade da nossa cidade”.
A viagem da comitiva brusquense para a Alemanha é custeada por meio do projeto 50 Parcerias pelo Clima, que iniciou em 2016 e já possibilitou, além da implantação do Atlas Solar, outros projetos como: substituição da iluminação pública por LED, intercâmbio entre os estudantes e o mais recente, aprovado em 2023, o projeto Brusque Cidade Guardiã das Abelhas, que recebeu um fomento de 27,5 mil euros.
Leia também:
1. El Niño e seu impactos em SC no inverno; meteorologista explica
2. Com “benção” de Temer, Ari Vequi viaja a Brasília para tratar de cassação com os grandes do MDB
3. Correios justificam demora em entregas por “grande expansão” de Brusque; entenda
4. Arraiá Solidário: confira seis coisas para fazer em Brusque neste fim de semana
5. Professora de Jornalismo da Ufsc interrompe aula para ajudar aluno a comprar ingresso para show de Taylor Swift
“Comunidade usa sino para espantar tempestades no Lageado Alto: