Acadêmicos da Faculdade São Luiz apresentam trabalho sobre os Movimentos Imigratórios no Brasil no século XIX

Estudo feito pela 1ª fase do curso de Filosofia será compartilhado com a comunidade em evento aberto e gratuito

Acadêmicos da Faculdade São Luiz apresentam trabalho sobre os Movimentos Imigratórios no Brasil no século XIX

Estudo feito pela 1ª fase do curso de Filosofia será compartilhado com a comunidade em evento aberto e gratuito

Os acadêmicos da Primeira Fase do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz farão a apresentação de um trabalho acadêmico sobre os Movimentos Imigratórios no Brasil no século XIX nesta quinta-feira, 25. A apresentação aberta à comunidade ocorrerá no auditório da Faculdade, às 10h.

O professor responsável pela disciplina, Paulo Becher Junior, afirma que uma das questões fundamentais da disciplina Tópicos da Cultura Brasileira é responder, do ponto de vista cultural, apoiado na visão histórica, a questão do que é ser brasileiro.

“Um dos elementos fundamentais dentro dessa constituição cultural passa, também, pelas imigrações do Século XIX, que é um momento significativo da construção da história do Brasil, onde há toda uma preocupação ideológica, social, política, financeira e econômica em tentar reestabelecer o país dentro do contexto mundial. Isto é, há uma tentativa, por parte do governo brasileiro, em povoar o Brasil, fazendo com que o país se desenvolvesse e participasse da modernidade já existente na Europa”, finaliza.

Segundo ele, na Europa, muitas pessoas viviam de forma negativa os efeitos e acontecimentos da modernidade na época e, por isso, estavam dispostas a migrar para outros lugares, em busca de novas oportunidades.

“Nesse contexto, nossos acadêmicos darão ênfase para três culturas mais próximas da nossa região: italiana, alemã e açoriana. É fato que a colonização portuguesa está no país desde o século XV, do período Brasil Colônia, passando também pelo Brasil Imperial. Mas, dada a continuidade desse processo também no século XIX e a proximidade da cultura açoriana da nossa região, uma das equipes dos acadêmicos optou por trabalhar essa cultura”, destaca.
Durante a apresentação será possível conhecer mais sobre os processos imigratórios e as principais influências e desdobramentos da cultura europeia na cultura brasileira.

Leia também:

1. Polícia Civil prende homem apontado como maior ladrão de carros da região de Brusque
2. Hacker americano que foi preso em SC confessa que desviou 3 milhões de dólares com crimes cibernéticos
3. VÍDEO – Caminhão é flagrado descartando resíduos em terreno no Jardim Maluche, em Brusque
4. GALERIA – Incêndio destrói quitinetes em edificação no Vale do Itajaí
5. Governador de Minas Gerais, Romeu Zema fará palestra em Brusque; veja como garantir ingressos


“Meu maior sonho é ver ela brincando com outra criança”: mãe fala sobre desafios da maternidade atípica:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo