Testes para detectar a Hepatite C serão realizados gratuitamente em Brusque
Campanha Hepatite Zero reunirá profissionais de saúde neste sábado, 5, na praça Barão de Schneeburg
Campanha Hepatite Zero reunirá profissionais de saúde neste sábado, 5, na praça Barão de Schneeburg
Com o objetivo de conscientizar a população a fazer exames para diagnosticar a Hepatite, será realizada neste sábado, 5, a campanha Hepatite Zero. A mobilização ocorre das das 8h às 17h, na praça Barão de Schneeburg, no Centro de Brusque. Neste período, duas enfermeiras farão testes gratuitos para detectar a Hepatite C.
A campanha é realizada em todo país pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), Fundo Mundial de Hepatite (WHF) e Rotary Internacional. Em Brusque, a Hepatite Zero tem o apoio do Rotary Club, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Hospital Azambuja.
O médico Antônio Custódio de Oliveira Filho, membro do Rotary e um dos coordenadores da campanha em Brusque, diz que o objetivo é alertar a população do município e da região para a importância de fazer os exames e, se o resultado for positivo, tratar a doença o mais rápido possível. Ele explica que a Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Segundo o médico, a maioria das pessoas não sabe que tem a doença, e muitas vezes descobre por meio de uma doação de sangue, pela realização de exames de rotina ou quando aparecem os sintomas da doença já em estágio avançado no fígado, o que geralmente acontece décadas depois.
Oliveira Filho destaca que o teste é primordial, já que diagnosticada precocemente, a Hepatite C tem cura. Além disso, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, o tratamento é ainda mais eficaz. No caso da Hepatite tipo B, há vacina que previne e um remédio que elimina o vírus completamente, o qual deverá ser aprovado nos próximos anos.
O médico afirma ainda que a prevenção da Hepatite C – um dos três tipos mais comuns de hepatite e considerado o pior deles -, exige cuidados simples, como a utilização de alicates esterilizados em salões de beleza e agulhas descartáveis em estúdios de tatuagem.
Pessoas infectadas
De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo estão infectadas com os vírus para Hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existe cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela Hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde. Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C.
Fique atento
A campanha Hepatite Zero será realizada neste sábado, 5, na praça Barão de Schneeburg, das 8h às 17h, durante o Sábado Fácil.