Empresa brusquense coleta 10 toneladas de pneus por semana
Borracha é usada em campos de futebol de grama sintética e na confecção de tapetes, sofás e vasos de plantas
Borracha é usada em campos de futebol de grama sintética e na confecção de tapetes, sofás e vasos de plantas
O impacto ambiental gerado pelo descarte irregular de um pneu traz sérios danos ao planeta. Em média, leva 600 anos para que ocorra a sua decomposição completa. Com o objetivo de minimizar os efeitos causados por esse produto, a Cesari Pneus, empresa do bairro Águas Claras, desde 2013 tem um ponto de coleta de pneus velhos que podem ser reciclados.
Leia também: Brusque teve apenas quatro vereadoras em sua história
Toda semana cerca de 10 toneladas que não podem ser remoldados são depositados no local, onde posteriormente são encaminhados para a Planeta Soluções Ambientais – de Barra Velha -, que processa os resíduos de borracha, reciclando de forma sustentável.
Lá, os pneus são divididos em fracionamento, trituração e moagem, e podem ser reutilizados para diversos fins. O proprietário da Planeta, Marcos Aurélio Schneider, conta que a borracha é usada em campos de futebol de grama sintética e também na confecção de tapetes, sofás, mesas, vasos de plantas, entre outros. O aço é usado em indústrias siderúrgicas e o nylon é queimado em caldeiras. Em média, são processados mais de 600 mil quilos de pneus inservíveis e mais de 300 mil kg de resíduos de borracha.
Schneider afirma que pelo número de habitantes de Brusque e pelo número de veículos, a coleta poderia ser maior. “Representa cerca de 50% da demanda do município. O consumidor é o grande causador e ainda tem que melhorar seus hábitos, é preciso uma conscientização mais ampla”.
Remoldagem
Além do envio dos pneus para a Planeta Soluções Ambientais, para que tenham o destino correto, a Cesari realiza a reciclagem dos produtos.
Segundo o proprietário, Valdir Cesari, o pneu é todo refeito com base na própria reciclagem. “Recebe uma nova camada de borracha em toda a sua extensão da banda de rodagem até os ombros do pneu”. A empresa possui uma máquina para vulcanizar até oito.
Cesari diz que os pneus remoldados são vendidos para os três estados do Sul e também para Minas Gerais. A empresa brusquense ainda envia pneus para Tubarão, onde são usados em gramas de campo sintético e para Camboriú, onde são utilizados para artesanato.
“Qualquer tipo de pneu, derivado de borracha, pode ser reaproveitado. O objetivo é dar o fim correto para eles e não causar danos ao meio ambiente”, diz o proprietário da Cesari, que completa: “Acreditamos que com a divulgação da mídia e com ações educativas, a quantidade que recolheremos em Brusque semanalmente irá aumentar”.
Ainda pensando em não prejudicar o meio ambiente, a Cesari envia os componentes químicos – estopa de limpeza de máquinas, para a Rio Coletas, de Rio do Sul. Já o papelão e o plástico produzido pela empresa é destinado para a Reciclagem Bateas, de Brusque.
Palestra na Acibr
Nesta quinta-feira, 30 , às 16h, acontece na Associação Empresarial de Brusque (Acibr) palestra sobre o processo de fabricação do pneu ecológico realizado pela Cesari Pneus em parceria com o Núcleo de Gestão Ambiental. Mais informações pelo telefone 3351-1588 com Rose ou no e-mail consultor1@acibr.org.br.
Descarte incorreto
Segundo pesquisa feita pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 2002 e 2011, o destino inadequado de pneus foi de 2,1 milhões de toneladas.
Coleta de pneus em Brusque
A Cesari Pneus está localizada na rua Augusto Bento de Mello, 53, no Águas Claras. O depósito pode ser feito das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira. Informações no 3350-6442.