Sesi Escola realiza trabalho de conscientização sobre saúde auditiva
Projeto Trilha do Som começou ontem e será desenvolvido em três etapas
Projeto Trilha do Som começou ontem e será desenvolvido em três etapas
Em casa ou na escola, é comum as crianças utilizarem fone de ouvido cada vez num volume mais alto. Pensando em conscientizar sobre a importância da saúde auditiva, minimizar ruídos e aprender a fazer corretamente o uso da voz, o Sesi Escola de Brusque está trabalhando o projeto “Trilha do Som”.
Leia também: Preço da gasolina segue em baixa em Brusque, segundo a ANP
O programa será desenvolvido durante três meses com cerca de 430 alunos da pré-escola até o quinto ano. A primeira ação começou ontem com mini palestras experienciais dentro de uma “orelha gigante inflável”. A fonoaudióloga contratada pelo Sesi, Fabíola Quissini, de Balneário Camboriú, promoveu uma aula prática com os alunos, que puderam compreender como funciona o sistema auditivo, a forma como o som é emitido e a proteção da parede do ouvido.
“É percorrido o caminho do som, em que são mostradas as principais estruturas do mecanismo de condução do som, as principais funções do sistema auditivo: a audição e o equilíbrio”, explica Fabíola. Ela diz que minimizando o ruído se tem um ganho na voz. “Estamos realizando uma reeducação com as crianças, mapeando áreas com mais ruídos na escola, fazendo com que identifiquem o que causa esse ruído e como proceder para ter uma melhora auditiva. Uma coisa vai interferindo na outra”.
A supervisora pedagógica do Sesi, Vera Lúcia do Nascimento, diz que é a primeira vez que o tema é trabalhado na escola. A saúde do sistema auditivo já é discutido pela entidade na indústria. “Nós percebemos que os alunos cada vez mais utilizam fones de ouvidos em volumes cada vez mais alto. Em espaços como o refeitório o ruído também é alto. Com isso, os professores precisam também falar cada vez mais alto e perdem a voz”, conta.
Vera diz que por meio da observação destas experiências, o Sesi pensou em realizar o projeto em março deste ano. “É um trabalho voltado para os alunos, para os professores e também para os pais. É uma ação prática que busca promover a mudança na postura do uso da voz, mas precisamos que tenham antes noção do que é o sistema auditivo para que possam fazer melhor uso dele”.
A supervisora da Educação Infantil, Débora Regina Benvenutti, afirma que ação vai muito além do conhecimento sobre o aparelho auditivo. “Queremos conscientizar sobre o uso da voz. Muitas vezes queremos que o outro fale baixo, mas falamos mais alto. Com o Trilha do Som o Sesi espera chamar a atenção desde cedo das crianças para que aprendam a utilizar a voz de uma maneira correta”.
Ana Laura Noldin, de sete anos, diz que gostou da primeira experiência do novo projeto da escola. “Eu não sabia que tinha osso dentro do ouvido. Também a fonoaudióloga explicou o que eu já faço: secar com a toalha o ouvido depois do banho”.
Etapas
Após a palestra experiencial, que deu inicio ao Trilha do Som, o Sesi promoverá mais duas etapas. A segunda consiste em trabalhos em sala de aula, por meio de vídeos e textos com os alunos. Na terceira fase, professores e pais participarão de palestras com o objetivo também de aprenderem a minimizar ruídos e utilizar corretamente a voz.