Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Pesquisa mostra que menos de 10% da população considera bom o desempenho dos senadores e deputados federais

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Pesquisa mostra que menos de 10% da população considera bom o desempenho dos senadores e deputados federais

Raul Sartori

Descrédito espantoso
É espantoso o descrédito do brasileiro, no momento, em relação ao Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, conforme o Datafolha divulgou no último sábado. Apenas 9% consideram ótimo ou bom o desempenho dos senadores e deputados federais. O Supremo Tribunal Federal conta com “muita confiança” de apenas 20%. Pensando bem, um exagero. Com todo respeito, não merecem tanto.

Defesa justa
A famosa Dona Fátima, de Tubarão, que nos atos de 8 de janeiro, em Brasília, defecou no Supremo Tribunal Federal, mais precisamente no banheiro do ministro Alexandre de Moraes, “merece uma defesa justa”, defendeu publicamente, ontem, o escritor e roteirista Antônio Prata, na “Folha de S. Paulo”. Há uma expectativa imensa quanto à pena que ela receberá. Vingança? A conferir.

Rumores
Os rumores estão aumentando cada vez mais sobre intenção do governador Jorginho Mello de inquirir todos os ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalão quanto às suas pretensões políticas em 2024, isto é, se vão ou não disputar cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Caso positivo, pedirá que deixem os cargos no começo de 2024.

Baleias
A temporada de baleias-francas no litoral brasileiro está no seu pico de avistagens e sendo marcada por um sobrevoo estendido que vai contabilizar a quantidade dessas gigantes que visitam a nossa costa. A empreitada começou sexta-feira compreendendo o monitoramento aéreo para censo e registro fotográfico, iniciando por Florianópolis e seguindo até Chuí, onde chega hoje.

Tudo cercado
Chegará o dia em que qualquer cidadão, até para fazer seu arroz com feijão, em sua casa e n seu fogão, precisará ser autorizado pelo Conselho Regional de Nutrição, por exemplo. É o que se pode prever diante de decisão da Vara Federal de Blumenau que julgou ação dispensando de inscrição no Conselho Regional de Economia uma planejadora financeira com certificação internacional que não tem como requisito curso superior em Economia ou Ciências Econômicas.

Peça ajuda 1
Só neste ano já foram registrados, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), mais de 500 suicídios em SC. O Setembro Amarelo, campanha nacional que há quase uma década busca conscientizar sobre este tema, ganhou um reforço importante no Estado com foco na identificação de quadros de depressão, uma das maiores causas de suicídio no Brasil e, principalmente, o incentivo a pedir ajuda.

Peça ajuda 2
A campanha “Saúde mental é visível – entenda, escute, apoie” da GnTech, laboratório catarinense pioneiro em farmacogenética no país, tem disponibilizado através do gntech.med.br conteúdos praticamente diários coordenados pelo psiquiatra de Florianópolis Guido Boabaid May, fundador e CEO da GnTech que faz parte do corpo clínico do hospital Albert Einstein, destinados a qualquer pessoa interessada na causa que busca salvar vidas.

Operação Shamar
São impressionantes os números da Operação Shamar, apresentados sexta-feira, de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio em SC. No total alcançou 236 municípios, com 1,8 mil policiais envolvidos e 582 viaturas empregadas. Os trabalhos resultaram em 356 prisões e apreensões em flagrante delito por violência doméstica contra a mulher. Houve 487 diligências policiais de conduções de suspeitos de violência doméstica neste período. A mobilização também teve 745 inquéritos policiais instaurados e 1.037 inquéritos policiais concluídos e um trabalho marcante de educação e conscientização envolvido. Foram realizadas, por exemplo, 291 palestras e 583 ações de panfletagem e orientações à população.

Neonazismo
No seminário Enfrentamento do Neonazismo na Região Sul, quinta-feira, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, afirmou que entre janeiro de 2019 e maio de 2021 o número de grupos nazistas no país se elevou em mais de 270%, sendo que quase 30% das 1117 células neonazistas do Brasil estão em terras catarinenses. Assim, escolher Florianópolis como sede do evento foi demonstrar a disposição do Ministério Público Federal em enfrentar o problema num dos locais em que ele se mostra mais agudo.

Inclusão
A rede de atacarejo catarinense Fort Atacadista inicia hoje campanha nacional de contratação de pessoas com deficiência. E dá o bom exemplo: atualmente tem em seu quadro 585 colaboradores PCDs, a maioria deles trabalhando em unidades do grupo em SC.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo