Nova lei garante o direito de irmãos estudarem na mesma escola em Brusque
Medida dá prioridade de matrícula para alunos na rede municipal de ensino
Medida dá prioridade de matrícula para alunos na rede municipal de ensino
A partir de 2024, os irmãos terão direito garantido para estudarem na mesma escola da rede municipal de Brusque. A lei 4590/2023 determina a medida e ainda estabelece que a prioridade de matrícula de irmãos vale para os Centros de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.
A lei foi aprovada na Câmara dos Vereadores, sancionada pelo prefeito interino André Vechi e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 17. O direito é garantido na escola mais próxima da residência dos estudantes.
O texto ainda define que o direito da prioridade de matrícula fica condicionado à existência, na determinada unidade educacional, de turmas nos níveis educacionais pretendidos. Caso o educandário mais próximo da residência dos alunos não disponha das turmas do mesmo nível educacional pretendido, a lei assegura a preferência de matrícula em uma unidade com a menor distância possível entre elas.
Outro ponto do texto é que a prioridade de matrícula também se aplica para os estudantes que têm o mesmo representante legal, seja por questões de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento.
Além disso, os pais deverão obedecer o cumprimento dos procedimentos e prazos estabelecidos pela Secretaria de Educação durante o período de matrículas e rematrículas para o novo ano letivo.
Apesar de ter sido sancionada em julho deste ano, a lei só entra em vigor no ano letivo seguinte da publicação, ou seja, a partir de 2024.
“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: