Desafio Fenajeep: adrenalina une pilotos experientes e de primeira viagem na pista cheia de obstáculos
Nesta edição, 50 pilotos, divididos em quatro categorias, encaram as barreiras do circuito diante do público
Nesta edição, 50 pilotos, divididos em quatro categorias, encaram as barreiras do circuito diante do público
O público que lotou as arquibancadas na tarde desta sexta-feira, 9, acompanhou a primeira, das três etapas do Desafio Fenajeep, uma das provas que movimenta a 29ª edição da Festa Nacional do Jeep.
No desafio, os pilotos enfrentam obstáculos semelhantes aos encontrados nas trilhas, mas em um circuito fechado. Assim, o público consegue ter um gostinho da adrenalina sentida pelos trilheiros direto da arquibancada, e ainda ver os carros em ação.
Juliano Ramalho, 46 anos, é de Curitiba, no Paraná, e abriu os trabalhos do desafio nesta edição da Fenajeep. O piloto costumava vir com a família só para assistir às competições, mas neste ano, decidiu entrar na pista e acelerar.
“Tem a nova categoria, que é Experience, para carros de trilha menos preparados, então eu vi uma chance de participar também”, diz.
Ele faz trilha na natureza há 12 anos, e há um mês vem se preparando para superar os obstáculos do Desafio Fenajeep. “A adrenalina é muito grande. O importante é não quebrar o carro e na primeira volta eu já consegui completar”, destaca.
Juliano foi o primeiro a entrar na nova pista do desafio. O piloto aprovou o circuito. “A pista está muito boa, deu pra acelerar”.
Outro que entrou na pista da Fenajeep pela primeira vez foi o piloto Guilherme Gay, de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Ele participa de outras competições, mas na Festa Nacional do Jeep fez sua estreia como piloto.
“Participo de competições há mais de 10 anos, mas nunca tinha vindo pra Fenajeep. Os obstáculos estão bem difíceis, e a adrenalina é incrível”, diz.
Herick Pavin veio de Colombo, no Paraná, para participar pela quarta vez do Desafio Fenajeep. A paixão dele pela competição iniciou quando ele acompanhava as disputas da arquibancada. “Comecei admirando da arquibancada, e como já fazia trilha de 4×4, um dia decidi competir e não parei mais”.
Mesmo já participando nos anos anteriores, ele garante que o frio na barriga antes de entrar na pista sempre está presente. “É tomar um calmante antes, entrar na pista e sentir a adrenalina e a torcida do público”.
Nesta edição, o piloto vai estrear um novo carro: um protótipo com motor V8 7.2, com câmbio automático, eixos DS Track e amortecedor king. “A expectativa é ficar entre os três primeiros. Entrar na prova e sair com o carro inteiro”, brinca.
Coordenador do Desafio Fenajeep, Luiz Gustavo Ullrich, o Guto, explica que a pista da prova está mais pesada e os jeeps mais preparados. “São vários obstáculos: tubos, troncos, pedras, colocamos uma ponte no meio da pista. É uma prova mais de técnica, não tanto de velocidade”.
No Desafio Fenajeep, vence quem consegue completar o circuito, superando todos os obstáculos, no menor tempo. Para esta edição, 50 carros participam das provas, divididos em quatro categorias: Stock, Graduados, Força Livre e Experience.
De acordo com ele, a nova pista da competição foi feita de forma semelhante a que os pilotos já estavam acostumados na Fenarreco. “Tentamos manter os mesmos obstáculos dos outros anos e colocamos alguns obstáculos novos. Como não conhecemos muito bem o terreno, repetimos o que já fazíamos no lugar antigo. O pessoal está se divertindo e a pista está aprovada”.
Sábado – 10 de junho
8h – Abertura da bilheteria e estacionamento
8h – Saída do Passeio Radical
8h30 – Saída do Passeio Expedition
9h – Início Provas Indoor
9h – Início Desafio Fenajeep
9h30 – Início Rally Fenajeep
10h – Abertura do Salão Off-Road
18h – Encerramento Desafio Fenajeep
19h30 – Encerramento Provas Indoor
21h – Encerramento do Salão Off-Road
Domingo – 11 de junho
8h – Abertura da bilheteria e estacionamento
9h – Início Provas Indoor
10h – Abertura do Salão Off-Road
10h – Início Desafio Fenajeep
15h – Encerramento do Desafio Fenajeep
15h30 – Encerramento Provas Indoor
17h – Arriamento da Bandeira Nacional
17h30 – Premiação das Categorias
18h – Encerramento da 29ª Fenajeep
Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: