Paróquias de Brusque e região celebram Corpus Christi nesta quinta-feira; confira programação

Missas e procissões acontecem em diversas igrejas

Missas e procissões acontecem em diversas igrejas

Corpus Christi, uma das comemorações mais tradicionais da Igreja Católica, onde os fiéis celebram a presença de Cristo na Eucaristia, é celebrado nesta quinta-feira, 8. Em Brusque e região, as paróquias se mobilizam para a celebração de missas, confecções de tapetes e procissões.

Esta festa é sempre realizada numa quinta-feira, seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o Pentecostes.

O maior diferencial da celebração de Corpus Christi é a realização de procissões, que serão realizadas em Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e São João Batista. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida.

“Corpus Christi é a Festa da Eucaristia para a Igreja. Para a nossa paróquia, a frase que ilumina é a do Papa João Paulo II, em que diz: a Igreja vive da Eucaristia e a Eucaristia edifica a Igreja. E nós queremos olhar toda a história do Jubileu sob essa perspectiva da presença de Jesus Eucarístico e da fé do nosso povo na Eucaristia. Sobretudo na celebração da santa missa, nos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e nas visitas às igrejas para adoração pessoal diante do sacrário”, explica o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv.

Segundo padre Diomar, a procissão também contém toda uma manifestação de fé, já que desde a confecção dos tapetes há o espírito da comunhão.

“As serragens que serão utilizadas na confecção desses tapetes foram feitas todas juntas, em sinal de unidade e comunhão. Além disso, haverá uma borda comum, de ponta a ponta, para lembrar de que somos um só e a Eucaristia nos une. Ainda temos as marcas das 12 Comunidades, com a logo de cada um, e alguns sinais de fé”, finaliza o pároco.

Confira a programação de Corpus Christi nas paróquias de Brusque e região

Paróquia São Luís Gonzaga (Centro)

9h Concentração paroquial na escadaria da igreja. Na sequência, procissão até o Convento Sagrado Coração de Jesus

Santuário de Azambuja