Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputada de SC diz processará jornalista que associou tiara de flores ao Nazismo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputada de SC diz processará jornalista que associou tiara de flores ao Nazismo

Raul Sartori

Nazismo 1
Espanta como, semana sim e na seguinte também, SC comparece na mídia nacional com notícias negativas e tendo o nazismo como tema. A penúltima é de sexta-feira, com a Udesc informando que vai abrir sindicância para apurar produção de agendas do seu Centro de Artes com “símbolos proibidos”. No caso, como aferiram estudantes, criações lembrando a suástica nazista.

Nazismo 2
A última é de ontem: a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) anunciou que vai acionar a Justiça contra o jornalista Chico Pinheiro (assumidamente petista), que em suas redes sociais fez uma associação entre uma tiara de flores – acessório característico dos trajes da parlamentar – e o nazismo. Para ele o mandato da parlamentar deveria ser cassado.

Manifesto
O Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem), que congrega as principais entidades de classe patronais do Estado e que nunca de expõe em termos políticos partidários, quebrou um tabu: veio a público apoiar manifestação do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que pediu que o Senado faça a “interdição imediata” da cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), semana passada.

Antidemocracia
Dados da Polícia Federal obtidos pelo “Estadão” mostram que o Rio Grande do Sul, Paraná e SC lideram no número de investigados por incitação de animosidade contra os Poderes constitucionais, tentativa de abolição do estado democrático de direito, investidas para depor governo legitimamente constituído e impedimento ou perturbação de eleição. Foram 114 as investigações abertas neste ano (41 em SC), correspondendo a 34,7% do total.

Dever de casa
O chamado “dever de casa” ou “lição” pode ser abolido na educação formal brasileira, como consequência da expansão do ensino integral, que permite aos estudantes concluir as atividades previstas na grade curricular enquanto ainda estão na escola. Na Escola Lumiar, com unidades em SC e São Paulo a aplicação dos “deveres de casa” já foi abolida.

Bolsonarismo 1
O jornal carioca “O Globo” dedicou ontem meia página a Jorginho Mello, destacando que o governador bolsonarista de SC não tem diálogo, que prioriza uma pauta ideológica no Estado (75% de seus encontros com deputados foram com filiados ao PL); que emprega apadrinhados do ex-presidente e que a oposição reclama.

Bolsonarismo 2
Diz ainda que até agora ele enviou dois projetos para a Assembleia Legislativa: os da reforma administrativa e da Universidade Gratuita e que em fevereiro sancionou a lei que instituiu a escola sem partido, que tem como objetivo legislar sobre “o direito de aprender conteúdo politicamente neutro e livre de ideologias” nas instituições de ensino do estado”. Jorginho não respondeu ao jornal.

Homoafetividade
Faz 10 anos a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinando que nenhum cartório no Brasil poderia recusar a celebração do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde então houve 76.430 registros, 56% entre casais femininos e 44% entre casais masculinos. A lista dos Estados com mais celebrações é liderada por São Paulo (38,9%), seguido pelo Rio de Janeiro (8,6%), Minas Gerais (6,6%), SC (5%) e Paraná (4,6%).


Nesse país onde as supremas cortes, especialmente de Justiça e Eleitoral, assustam com suas discutíveis decisões, fica impossível explicar, mesmo para as pessoas mais entendidas, como o presidente Lula está elegível e o deputado federal Deltan Dallagnol inelegível.

Quando chega
A sinistra pergunta das autoridades policiais e de saúde de SC nas últimas semanas é uma só: quando chegará por aqui a K9, a nova e terrível droga que já circula em São Paulo e logo tornada famosa por uma consequência: transformar usuários em zumbis. O alucinógeno tem diversos formatos, desde o sintético, passando pelo líquido, cristal e até diluído em papel.

Abuso
Por louvável iniciativa da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), escolas da rede estadual de ensino começam a receber nesta quinta-feira adesivos de divulgação do Disque 100, canal de denúncia a vítimas de abuso e violência sexual infantojuvenil. O material deve ser distribuído pelos educadores a todos estudantes e colados na capa ou contracapa dos livros didáticos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo