Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Desde ataque a creche de Blumenau, mais de 100 investigações de ameaças a escolas foram feitas pela polícia

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Desde ataque a creche de Blumenau, mais de 100 investigações de ameaças a escolas foram feitas pela polícia

Raul Sartori

Ameaças às escolas
Apesar de todo o monitoramento sobre as redes socais que passou a existir desde o ataque à creche de Blumenau, a Polícia Militar de SC teve elementos para fazer até agora 120 investigações de possíveis ameaças à escolas, das quais 62 resultaram em conduções à delegacia e 41 mandados de busca e a apreensão de 27 adolescentes.

Voz na CPI
Os blocos parlamentares no Congresso Nacional já estão indicando nomes para compor a CPI que vai apurar a atuação das ONGs na Amazônia. No Senado, o PL indicou Zequinha Marinho (PL-PA) e Jaime Bagattoli (PL-RO), que é catarinense nascido em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Tem 61 anos, é empresário do agronegócio e mora em Vilhena (RO).

Desatenção
Fala-se tanto em drogas e sua prevenção, mas em SC, o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), tem apenas um solitário e esforçado servidor para analisar 107 complexos processos de credenciamento de comunidades terapêuticas.

Emoção
Um grupo de cinco senadores da oposição fez uma visita ao ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, preso no batalhão da Polícia Militar, em Brasília, sábado, após decisão do ministro “supremo” Alexandre de Moraes, que permitiu o encontro. Um deles foi Jorge Seif (PL-SC), que chorou diante do viu e ouviu.

Lugar errado
Causou perplexidade a morte de uma adolescente de 16 anos em frente a uma casa noturna de Criciúma na madrugada de sexta-feira. Perguntas que não querem calar: ela não tinha pais ou responsáveis para impedir que estivesse em lugar tão impróprio naquele horário? A casa noturna permitiu sua entrada, mesmo com tal idade, acompanhada ou não?

Lei dos 60 dias
Autora da lei quando deputada federal, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, comemora. Neste mês a chamada Lei dos 60 dias – prazo máximo para qualquer paciente com diagnóstico positivo de câncer iniciar o tratamento – completa 10 anos. Desde então 6.486 pacientes passaram por cirurgias em SC. Atualmente a fila de pacientes oncológicos que aguardam e que deram entrada antes de 30 de janeiro soma 762 pessoas, dentre elas 13 crianças. Muito bom, mesmo porque quem tem câncer tem pressa.

Igualdade salarial 1
Não foi apenas Gilson Marques (Novo-SC) que votou contra (foram 36 diante de 325 a favor), quinta-feira, no projeto de lei enviado pelo governo Lula que cria medidas para tentar garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. As deputadas federais catarinenses Caroline de Toni e Júlia Zanatta, ambas do PL, também foram contrárias.

Igualdade salarial 2
A propósito, o leitor joinvilense Juliius Schneider manda a interessante observação: “Imagine a seguinte situação: você tem cinco empregados fazendo exatamente o mesmo trabalho. Dois caprichosos, pontuais, respeitadores; outros três do modelo de apenas fazer o básico, dados à preguiça. O empregador gostaria de remunerar melhor os dois exemplares, mas não pode porque os nobres deputados igualaram os bons aos ´não tão bons´. Nesse caso, o empreendedor irá dar o salário com mérito aos cinco ou o sem mérito aos cinco? Eu daria o salário sem mérito aos cinco e a diferença gastaria em picanha”.

Lobby contra
A Federação do Comércio (Fecomércio) de SC está fazendo forte lobby sobre a bancada catarinense no Congresso para derrubar decisão da Câmara dos Deputados de transferir para a Embratur 5% dos recursos do Sesc e do Senac. Em termos nacionais, seriam cerca de R$ 400 milhões por ano.

“Hermanos”
Nas várias rodas de argentinos – muitos deles já moradores e outros passando férias – que se formam todo dia ao longo da Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, Lula virou um queridinho, depois que recebeu o presidente do seu país, Alberto Fernández, de pires na mão, pedindo água para a combalida economia.

40 mil
O grupo Weg, de Jaraguá do Sul, acaba de atingir a marca de 40 mil colaboradores nos 40 países onde tem empresas ou filiais. Em 2022 registrou lucro líquido de R$ 4,2 bilhões. Distribuiu 12% entre os funcionários.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo