Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Jorginho Mello trava transferências aos municípios, e prefeitos ficam “com pé atrás” com novo governo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Jorginho Mello trava transferências aos municípios, e prefeitos ficam “com pé atrás” com novo governo

Raul Sartori

Berro
Boa parte dos prefeitos de SC, independentemente de partidos, gostava do então governador Carlos Moises por ser um governante municipalista, algo raríssimo na política catarinense. O novo governador dá mostras de que seu direcionamento é diferente, sem indicar qual, de forma clara. Não é por acaso que alguns prefeitos começam a se manifestar contra Jorginho Mello na medida em que breca todas as transferências de convênios, cerca de 400, autorizadas pela gestão passada.

Bolsonaro senador
O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou com aliados que pretende lançar sua candidatura ao Senado em 2026, e estuda disputar a cadeira em alguma das localidades onde recebeu mais votos na eleição do ano passado. SC, que lhe deu votações retumbantes, não faz parte dos seus planos. A melhor opção seria o Distrito Federal, depois Rondônia e Mato Grosso.

Disparidade
Cidade que está entre as primeiras na renda per capita no Brasil, Florianópolis tem também disparidades sociais gritantes. Um dos indicadores é o programa federal Bolsa Família. A capital dos catarinenses tem no momento 16.242 famílias assistidas, seguida por Joinville (15.457) e Lages (10.159). No estado são 224 mil contempladas neste mês.

Superintendente
Aos poucos, os mais importantes cargos federais em SC vão sendo preenchidos, como o de superintendente no Estado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que é subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O ungido é o ex-deputado estadual Dirceu Dresch (PT). Mas a estrela da ex-ministra Ideli Salvatti continua apagada, estranhamente.

Cancelamento
Doroth Helena de Sousa Alves, mais conhecida pelo nome artístico MC Pipokinha, cantora dos gêneros funk ousadia e trap, compositora, dançarina e influenciadora digital, 24 anos, nascida em Forquilhinha, no sul de SC, que também se assume com o título de “Rainha da Putaria”, continua tendo shows cancelados em SC, como em Chapecó, Itá e Balneário Camboriú. país. Tudo depois de viralizar vídeo dela debochando do salário dos professores e ser acusada de zoofilia.

Concessão revisada 1
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai propor a retirada das unidades de conservação incluídas no Programa Nacional de Desestatização e, também, rever as regras de concessão para a iniciativa privada.

Concessão revisada 2
Uma delas pode envolver a concessão, há um ano e meio, do parque Nacionais de Aparados da Serra, região de cânions entre SC e Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Uma empresa investiu em infraestrutura, segurança e serviços de alimentação, com muitas z melhoras dos serviços, mas que não alavancaram o turismo. Um dos problemas está no valor do ingresso: R$ 100 por pessoa, por dia.

Equidade racial
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça. A intenção é combater e corrigir as desigualdades raciais dentro do Poder Judiciário. De agora em diante, em uma das ações previstas, está a inclusão da disciplina de Equidade Racial nos editais dos concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura.

Boas práticas
O projeto “Fundo de Penas Alternativas’, do Ministério Público de SC, foi selecionado para integrar o banco de boas práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo e da Atividade Policial e Segurança Pública, do Conselho Nacional do Ministério Público. O fundo permite que as promotorias de Justiça destinem valores de prestações pecuniárias provenientes de transações penais, suspensões condicionais de processos e acordos de não persecução penal para unidades dos órgãos da segurança pública. Até fevereiro deste ano foram encaminhou mais de R$ 5 milhões para as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.

Sexo
Na lista de grupos de voluntário anônimos que auxiliam pessoas viciadas em bebidas alcoólicas ou jogo, está surgindo mais um: o dos Sexólogos Anônimos, para cuidar de viciados em sexo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu em 2018 o rótulo “Transtorno do Comportamento Sexual Compulsivo (TCSC)” para denominar a doença.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo