Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Metade dos estados brasileiros têm mais beneficiários do Bolsa-família do que pessoas com carteira assinada

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Metade dos estados brasileiros têm mais beneficiários do Bolsa-família do que pessoas com carteira assinada

Raul Sartori

Bolsa Família
Informação oficial e assustadora: 13 Estados, todos do Nordeste e Norte, tem mais gente beneficiada com o programa Bolsa Família do que empregada com carteira assinada. No Maranhão, da notória e corrupta família Sarney, a proporção é de dois por um. SC tem a menor (0,10%): há 234.308 beneficiários com o programa e um total de 2.379.008 empregados com carteira.

Repúdio
O Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) publicou nota de repúdio à portaria assinada pelo secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, permitindo a volta do comércio de bebidas alcoólicas nas escolas, em eventos especiais. Lamentável a iniciativa governamental.

Efeito Blumenau 1
Buscam-se causas sobre o que aconteceu em Blumenau e até se culpam os jogos eletrônicos, que estimulariam a violência. Mas o que dizer dos velhos e memoráveis filmes de far west em que, em apenas um, em que personagens interpretados por John Wayne, Clint Eastwood e Charles Bronson, entre outros, matavam algumas dezenas? Em que eles contribuíram para as matanças nas décadas seguintes?

Efeito Blumenau 2
O novo cangaço brasileiro é estimulado pelos jogos eletrônicos ou nos nossos cangaceiros de antigamente, tipo Lampião? Criciúma, palco de um desses cangaços modernos, que o diga.

Cozinheiro
O gabinete da vice-governadora Marilisa Boehm, esclarece que a contração de um dois cozinheiros e outros serviçais para sua residência oficial foi de caráter emergencial, por 180 dias, pelo fato da empresa anterior, que prestava o serviço, não estar pagando seus funcionários e não ter condições de habilitação para a prorrogação do contrato. Acrescenta que o novo contrato resultou em uma economia de 29,5%, que fica em módicos R$ 362 mil, Mesmo assim, um disparate diante da carência de recursos em setores milhares de vezes mais prioritários.

Pavio curto
Quem esperava que o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) fosse mais uma presença folclórica no Congresso, está se enganando. Além de participar de debates, tem pavio curto. Como mostrou anteontem, em sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, com presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, suspensa após uma confusão entre deputados bolsonaristas e parlamentares da base do governo. Zé quase chegou às vias de fato com o governista Duarte Junior (PSB-MA). Foram contidos.

Mamadeira
Outro deputado federal do PL de SC, Jorge Goetten, anunciou que quer oficiar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para que responda quem está “mamando no orçamento público”. No questionário, já protocolado, quer saber também quais são as empresas com superlucros que deveriam pagar mais impostos para equilibrar o sistema tributário nacional e quais são os tributos e valores dos incentivos fiscais. Tudo porque Haddad afirmou em entrevista que cerca de 500 grandes empresas estariam “mamando” à custa do orçamento público.

Prova ambiental
Sim, se não fossem os alunos, ninguém saberia do caso do professor da rede estadual de uma escola de Joinville que apoiou os crimes de Blumenau. A propósito, o Supremo Tribunal Federal julgou caso recentemente, em decisão de repercussão nacional, no qual considerou válida a gravação ambiental feita por interlocutores sem o conhecimento do outro.

Roteiro criado 1
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado deu celeridade e aprovou anteontem o projeto de lei que cria o Roteiro Turístico Caminhos da Neve, abrangendo 12 municípios de SC e 10 do Rio Grande do Sul, tendo como eixo central a rodovia BR-438, com 161 quilômetros. O texto prevê que a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos receberão apoio dos programas oficiais de turismo.

Roteiro criado 2
O Senado já analisou outra iniciativa para melhorar a infraestrutura turística da região através da BR-438. Em 2018, aprovou projeto que transferiu o trecho para a administração federal com o objetivo de obter recursos para a pavimentação. SC e RS também aprovaram em 2017 e 2018, respectivamente, leis que instituíram no âmbito estadual a rota turística Caminhos da Neve.

Sem mortes
Digno de registro: entre os dias 6 e 9 deste mês (feriado de Páscoa) a concessionária Arteris Litoral Sul em SC fez 1.672 atendimentos em suas estradas, que receberam 867 mil veículos. Nenhuma morte.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo