Valor da tarifa de água em Brusque vai aumentar no próximo mês
Diretor-presidente do Samae detalha reajuste
Diretor-presidente do Samae detalha reajuste
Um decreto publicado nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial dos Municípios determina reajuste de 8,88% na tarifa de água em Brusque. Sendo assim, o valor vai aumentar. O reajuste ainda deve ser divulgado pela prefeitura e, após 30 dias, o novo valor passa a ser cobrado.
“A tarifa de água em Brusque é uma das menores do estado. Perdemos apenas para duas ou três cidades da região. Mesmo com esse aumento que será aplicado, ainda ficaremos com uma das tarifas de água mais baratas do estado”, afirma o diretor-presidente do Samae, Wiliam Molina.
Molina detalha que a autarquia fez os encaminhamentos dos custos materiais e de todos os processos financeiros dos últimos 12 meses à Agência Intermunicipal de Regulação (Agir) do Médio Vale do Itajaí.
Segundo Molina, com base nos valores, a Agir realizou um estudo de quanto seria necessário reajustar o valor para que, no ano seguinte, os investimentos do Samae pudessem continuar. A agência entendeu que o reajuste teria que ser de 6,95%.
Porém, no ano passado, o reajuste autorizado pela Agir não havia sido dado por completo, “sobrando” um percentual de 1,93%, que ficou para 2023. A diferença ocorreu por decisão do governo municipal, pois o valor ficava acima do reajuste dos servidores públicos na época.
“Ano passado, o reajuste dado aos servidores era menor do que seria dado de aplicação da tarifa de água. Então, consideramos que não seria justo. Neste ano, aplicamos um reajuste de 9,47% aos servidores. O reajuste da água ficou menor do que o reajuste na folha de pagamento”, comenta Molina.