Moradores do bairro Souza Cruz reclamam de esgoto a céu aberto

Secretaria de Obras afirma que elabora um projeto para realocar a tubulação do local

Moradores do bairro Souza Cruz reclamam de esgoto a céu aberto

Secretaria de Obras afirma que elabora um projeto para realocar a tubulação do local

Nos últimos meses, o entupimento de uma boca de lobo localizada na rua Luiz Pedrini, no bairro Souza Cruz, tem causado transtornos a alguns moradores. Devido à falta de escoamento da água da chuva e devido à construção de novas casas no bairro, o espaço próximo ao bueiro transformou-se em um esgoto a céu aberto.

Morador da residência localizada em frente à boca de lobo, o aposentado Mauri Voitena reclama tanto do forte cheiro exalado pela água parada quanto da possibilidade do desenvolvimento de criadouros do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus).

“É tanta água acumulada que quando eu entro na minha garagem com o carro, suja tudo. A água está verde e suja. E o cheiro é muito forte. E quando chove, acaba vindo a água para o pátio da minha casa. Quando passa algum veículo pela água, também respinga no muro. Sem contar que algumas crianças acabam indo nessa água”, conta.

Segundo o morador, a boca de lobo está entupida há mais de um ano. Porém, nos últimos dois meses, o material das fossas de residências vizinhas começou a escoar pela mesma tubulação e, em dias de chuva intensa, começou a subir à superfície, permanecendo empoçado.

Voitena afirma também que ele e alguns vizinhos já entraram em contato com a Secretaria de Obras e com a Vigilância Sanitária. Ambos os órgãos, no entanto, não resolveram o problema. De acordo com o aposentado, servidores da prefeitura tentaram desentupir a boca de lobo no ano passado, mas não obtiveram sucesso.

Assim como Voitena, a moradora da rua, Liria Pedrini, também reclama do cheiro exalado pela água acumulada. Ele conta que a filha, que mora na casa ao lado da sua, precisa lavar os pneus do carro todos os dias antes de entrar na garagem.

Projeto em andamento

Questionada sobre o entupimento da boca de loba, a Secretaria de Obras afirmou, por meio da Secretaria de Comunicação, que está em processo de elaboração de um projeto para realocar a tubulação da rua.

O órgão explicou que já havia ido até o local e verificado o problema, que ocorre em decorrência da construção de casas sobre a tubulação e também devido a um depósito irregular de cimento na tubulação.

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, o engenheiro responsável pelo levantamento topográfico do projeto de realocação da tubulação deverá ir até o local hoje para verificar a viabilidade do projeto e, dessa forma, iniciá-lo nas próximas semanas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo