Agendamentos de festas de comunhão precisam ser feitos com um ano de antecedência
Em Brusque, clubes e salões têm festas programadas para 2017 e até para 2018
Em Brusque, clubes e salões têm festas programadas para 2017 e até para 2018
Assim como as festas de casamento e de formatura, as festas de primeira comunhão também exigem planejamento. Para os católicos celebrarem o primeiro sacramento dos filhos em salões de festa de Brusque, os pais precisam reservar a data com até um ano de antecedência. A demanda é tão grande que, em alguns locais, há reservas marcadas para 2018.
A Casa na Montanha, localizada no bairro Nova Brasília, é um exemplo. O espaço, que tem capacidade para até 250 pessoas, é muito procurado nos meses de setembro, outubro e novembro. Segundo o proprietário, Charles Kohler, os fins de semana de outubro do ano que vem estão praticamente lotados.
“O pessoal marca com um ano de antecedência. Já temos reservas até para 2018. Tudo por causa das primeiras comunhões. É que há turmas de comunhão de 30 e 40 crianças, então eles já se programam. E normalmente as festas são no domingo”.
Na Sociedade Beneficente, no Santos Dumont e na AABB, o número de reservas em outubro e novembro também é alto, segundo Rodrigo Schmitt, administrador do Schmitt Buffet e Eventos e responsável pelo aluguel dos três locais.
“Geralmente para as comunhões, os pais agendam com um ano de antecedência. Há vezes em que eles marcam quase dois anos antes. Para esse ano, por exemplo, há apenas algumas datas disponíveis. As festas das famílias das comunidades maiores já estão todas marcadas”, afirma Schmitt.
Assim como nos demais clubes, no Clube Esportivo Paysandú o agendamento para as festas de comunhão também são, geralmente, realizados com um ano de antecedência, tanto para o salão quanto para o restaurante. Entre setembro e novembro deste ano há cerca de 15 festas programadas.
Mudança de data
A partir de 2018, as primeiras comunhões não serão realizadas no últimos meses do ano. Em 2014, a Igreja Católica aprovou um novo itinerário para o sacramento da eucaristia e da crisma. O novo cronograma começa neste ano com a formação dos pais em abril, maio e junho e termina com a primeira comunhão das crianças no período pascal de 2018.
“Hoje, os sacramentos não assumem o objetivo principal da caminhada cristã. Sabemos que há muitos cristãos que fazem o sacramento da eucaristia e da crisma sem fé. O que nós queremos, com esse novo itinerário, é formar cristãos convictos de sua fé e que estejam integrados em uma comunidade”, explica a Irmã Marlene Bertoldi, da Arquidiocese de Florianópolis.