Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Após novos dados do IBGE, “orçamento baixo” de Guabiruba para 2023 gera preocupação de vereadores

Página 3

O orçamento da Prefeitura de Guabiruba para 2023 foi a principal discussão na Câmara nesta terça-feira, 14. Os valores foram considerados baixos pelos vereadores. O presidente do Legislativo, vereador Waldemiro Dalbosco (PP), apresentou valores da receita divididos para cada habitante da cidade após novos dados do IBGE serem divulgados.

“Já sabia que nosso orçamento era baixo em relação à nossa população, mas os números ficaram espantosos”, disse o vereador. O orçamento de Guabiruba para 2023 é de R$ 116 milhões para uma população de mais de 24 mil habitantes. Segundo cálculo apresentado na sessão, a distribuição seria em torno de R$ 4,6 mil para cada habitante.

De acordo com Waldemiro, entre os municípios da região, os números do orçamento de Guabiruba divididos por habitantes só não são menores que os das cidades de Canelinha e São João Batista. Ainda de acordo com o presidente da Casa, o ideal seria que Guabiruba tivesse cerca de R$ 173 milhões disponíveis no orçamento.

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) comentou os números apresentados por Waldemiro. Segundo ela, as informações são importantes, mas, os recursos públicos têm que ser melhor geridos e administrados. A vereadora disse que a melhor gestão dos recursos não ocorreu em alguns momentos da história da cidade.

– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação