Documentário sobre a história da Fenarreco é lançado em Brusque

Obra da Prime Filmes, com direção de Denise Serafini, resgata desafios e curiosidades dos 35 anos de festa

Documentário sobre a história da Fenarreco é lançado em Brusque

O documentário “Fenarreco – a história mais gostosa do Brasil” foi lançado na noite de quarta-feira, 30, no Cine Gracher, com a presença de convidados e personagens da obra audiovisual produzida pela Prime Filmes, com direção de Denise Serafini. Para quem não conseguiu comparecer no lançamento, o documentário estará disponível no instagram @historiasconquistas a partir de janeiro.

Segundo a diretora, foram tantas histórias compartilhadas que um dos principais desafios foi selecionar qual conteúdo seria contemplado.

“É um desafio enorme trazer um recorte de uma história de tanto sucesso, com 35 anos, e transformar isso em um documentário. Nossa expectativa era essa: ver como o público iria receber essas histórias de como os idealizadores da festa encararam esse desafio para fazer com que a Fenarreco fosse a festa mais gostosa, e que levasse o nome de Brusque para todo Brasil”, comenta.

O filme traz os depoimentos de personalidades como Valdir Walendowsky, Rolf Kaestner, Oscar Campi, Ademir Moraes, Ieda Hartke, entre outros.

“Essa festa, de tantos anos, tem vários destaques, de segmentos diferentes. Por mais que a Fenarreco seja para celebrar a gastronomia – o marreco –  que é o grande protagonista dessa festa, a gente sabe também que é uma festa da família, da cultura, das tradições, da dança, da musica, do encontro, dos amigos, da felicidade, da diversão e da realeza. É a festa de muitas coisas, principalmente desse resgate da cultura alemã”, destaca Denise.

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo Ademir José Jorge prestigiou o lançamento e parabenizou a Prime Filmes pelo resgate histórico.

“Esse documentário é importantíssimo. Ficamos muito felizes em ter esse conteúdo da Fenarreco. Essa última edição foi sensacional, tivemos a implementação de tecnologia (Fenakarte), várias marcas de cerveja, estilos de chopps diferenciados e uma praça de alimentação riquíssima, tudo isso evidencia uma culinária típica alemã muito importante. Esse vídeo vem coroar a importância e o sucesso que foi a 35ª Fenarreco esse ano”, enfatiza.

O prefeito em exercício, Alessandro Simas, declarou que o poder público e a sociedade brusquense se sentem felizes em manter essa tradição e documentar a história.

“É importantíssimo guardar momentos especiais. E a possibilidade de compilar momentos especiais da festa, através de um documentário, é fantástico. Principalmente para que a gente possa usar esse documentário para que as gerações possam entender o significado disso tudo, como ela surgiu e como se manteve nesse período todo. É a importância de reverenciar e guardar a história de nossa cidade”, afirma.

Fotolivro

Além do documentário, o projeto também contempla um fotolivro que será lançado no 1ª trimestre de 2023, com recortes da festa.

A organização convida a todos que tiverem fotos e registros importantes da festa, principalmente das primeiras edições, entre em contato pelo email atendimento@primefilmes.com.br  para que esses momentos também possam ser documentados no fotolivro. A obra será distribuída gratuitamente para escolas,  bibliotecas e instituições de preservação cultural da  região  quando for lançada.

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos