Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Jorginho Mello poderá ter dificuldade de formar uma base de apoio no Legislativo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Jorginho Mello poderá ter dificuldade de formar uma base de apoio no Legislativo

Raul Sartori

Governabilidade
Depois da governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lira, cujo partido, PSDB, só elegeu 3 dos 49 deputados estaduais, Jorginho Mello, de SC, é o segundo que, aparentemente, terá mais dificuldade de formar uma base de apoio no Legislativo para governar. Terá 11 deputados, todos do PL, dentre os 40. Governabilidade tranquila terá o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB). Das 41 vagas no Legislativo, sua coligação elegeu 35.

Espetada na gente
Nunca, em tempos recentes, a mídia nacional exibiu e escreveu tanto sobre nazismo e nazistas de SC ou em SC. Mais que em qualquer outro lugar do país. Perguntar não ofende: será que nós, catarinenses, fomos o alvo do prefeito de Araraquara (SP), coordenador da campanha de Lula, Edinho Silva, que deu entrevista em que defendeu chamar o PSDB para o novo governo e ampliar alianças contra “valores nazistas”? Hum…

Contra Moraes 1
Os presidentes das seccionais da OAB do Acre, DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia protocolaram no Conselho Federal da entidade pedido de providências sobre supostas violações às prerrogativas da advocacia por parte do ministro “supremo” Alexandre de Moraes.

Contra Moraes 2
A seccional de SC mantém ensurdecedor silêncio até agora. Uma das transgressões do “supremo” questionadas é a decisão monocrática dele de bloquear contas bancárias de dezenas de empresas e pessoas, inclusive de SC por, supostamente, participar de atos e ações contrários à democracia.

Aeroporto-rodoviária
Precisou o empreendedorismo suíço – e só Deus sabe que resistências teve que vencer diante dos muitos “contras”, que só olham pelo espelho retrovisor e só visam interesse próprio em primeiro lugar – para que o quase impossível acontecesse: a Zurich Airport Brasil, concessionária que opera o Floripa Airport desde 2018 – e seguidamente eleito um dos melhores do país – obteve autorização do governo estadual para operar uma rodoviária, junto ao terminal. O projeto tem 10 plataformas e a previsão é movimentar no mínimo 5 mil passageiros por dia em ônibus para Itajaí, Bombinhas, Porto Belo, Blumenau, Garopaba e Criciúma.

Imposto sindical
O trabalhador brasileiro começa a semana com a péssima notícia: o novo governo fala em recriar o infame imposto sindical e quer tirar R$ 4 bilhões do bolso de quem trabalha para sustentar um bando – em alguns casos seria melhor qualificar como quadrilha – de milhares de pelegos, como era até o tributo finalmente extinto em 2017. Era obrigatório, descontado em folha, que correspondia a um dia de trabalho. Aliás, a propósito da transição federal: tem cheiro de naftalina, não?

Bonito de ver
Bonito de se ver e ouvir – onde o exemplo conta muito – o nadador Fernando Scherer, o Xuxa, estrelando, com a mãe, Rosalba, a bela campanha publicitária do governo estadual, de incentivo a vacinação infantil em SC. Com sua própria voz, alerta para a possibilidade de doenças que já tinham sido erradicadas em SC voltarem a aparecer em função da baixa cobertura.

Reconhecimento
O governador eleito Jorginho Mello (PL) vai ter que fazer um esforço a mais para conquistar plena confiança dos dirigentes das principais federações patronais do estado. É que Carlos Moisés se entendeu muito bem com todas elas ao adotar políticas diferenciadas, como de economia de recursos, revisão de contratos e diminuição da máquina pública. Isso foi motivo de concorrida homenagem, quinta-feira, da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), “em agradecimento às parcerias e em reconhecimento aos resultados da administração estadual nos últimos quatro anos”.

Bandeira
Tem total razão o apelo, em rede social, da conhecida advogada florianopolitana Elza Galdino: é preciso, e com urgência, ensinar novamente o que os símbolos nacionais significam e o que representam todos nós, sem exceção. Diz que quem se apropria, é autoritário e desinformado. Corretíssima.

Inscrição obrigatória
A Justiça Federal concedeu liminares ao Conselho Regional de Educação Física (Cref) de SC determinando aos municípios de São José e Iomerê que alterem editais de concursos públicos, de modo a exigir que candidatos às vagas de professor da disciplina tenham inscrição no órgão de classe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo