Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Jorginho Mello promete governo municipalista para SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Jorginho Mello promete governo municipalista para SC

Raul Sartori

Governo municipalista
Se faltava uma palavra final aos prefeitos, o governador eleito Jorginho Mello confirmou-a ontem ao anunciar como ato permanente de seu governo o que os executivos municipais, boa parte apoiadora de Carlos Moisés, mais esperavam: fazer uma gestão voltada para as pessoas e para os municípios. Acredita – mas muitos governadores passados não valorizavam isso, exceto Moisés – que tudo acontece no município.

Vice
Salvo raras exceções, os vice-governadores eleitos nunca tiveram a devida valorização em SC. Um exemplo recente é o da deputada federal eleita, Daniela Reinehr, vice de Carlos Moisés, escanteada desde o início do atual governo. O governador Jorginho Mello garante que não será mais assim com sua vice eleita, a delegada e advogada Marilisa. A conferir.

Consequências 1
Seguiram-se ontem ataques aos catarinenses nos jornalões, especialmente nos espaços dedicados aos leitores. Na “Folha”, a cidadã Maria Antonia Di Felippo, de São Caetano do Sul, disse, a propósito da falta de combustíveis no Estado devido aos bloqueios nas estradas, que “SC tem que assumir as consequências do voto no ´mito´”. Pensando bem…

Consequências 2
É curioso notar uma coincidência: os bloqueios prejudicam, e estão prejudicando, muito mais aqueles que votaram em Bolsonaro, como no caso de SC.

Preconceito 1
Sim, se está virando rotina se ler na mídia nacional mensagens atribuindo aos catarinenses a alcunha de “nazistas”, o lamentável é que há catarinenses que ajudam nisso, como aqueles que, anteontem, nas manifestações contra o resultado eleitoral de domingo, cantaram o Hino Nacional, mas empanaram a atitude cívica com uma saudação comparável à que fazem simpatizantes de Hitler.

Preconceito 2
O Ministério Público de SC checou a cena de São Miguel do Oeste, para verificar possível relação dela com a bandeira nacional, conhecida como “Sieg Heil” (salve a vitória), feita com o braço direito estendido. Mas não identificou intenção de apologia ao nazismo, embora a atitude tenha sido absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional, podendo gerar alguma responsabilidade.

Cidades seguras
Tornar as cidades mais seguras e inteligentes. Este é o objeto de um projeto inédito, lançado por um consórcio de informática, que pretende disponibilizar 8.850 câmeras de videomonitoramento para as cidades de pequeno e médio porte de SC. É resultado de uma parceria público-privada. A licitação permitiu a redução de 75% no valor dos equipamentos. O prazo para assinatura vai até 23 de janeiro.

Comando
Lideranças do bolsonarismo em SC já andam dizendo que o PL vai com tudo para afastar o ensaboado Rodrigo Pacheco da presidência do Senado. E um dos líderes da tropa para que o novo presidente seja um nome do partido é o senador eleito Jorge Seif Jr. (PL), sob as benções do seu maior padrinho, Bolsonaro e do filho deste, o 01, o senador Flávio. A conferir.

Plástico
Com Manaus, recentemente, agora são 13 as capitais brasileiras que já regulamentaram leis que proíbem ou limitam o uso de sacolas plásticas em comércios. Em Florianópolis há a lei municipal 7627, do distante 12 de maio de 2008, que dispõe sobre o uso de sacolas e sacos plásticos, dando um prazo de 18 meses para substituí-los por sacolas e sacos ecológicos. Lei e prazos absolutamente ignorados até agora.

Alto Padrão
O mercado imobiliário de Florianópolis, segundo pesquisa Fipezap, valorizou 16,13% em vendas nos últimos 12 meses, em boa parte devido às inovações que este mercado vem fazendo. Um exemplo é o empreendimento Piemonte Miragio Cacupé, na Ilha de SC, que nos seus espaços internos terá academia, espaço náutico, salão de festas, espaço gourmet, lounge, playground, praça para pets, brinquedoteca e até um escritório compartilhado. Paulistanos e paulistas, profissionais liberais, adoram isso e estão entre os principais compradores.

Turismo religioso
O turismo religioso em SC, um dos mais fortes no Brasil, mas que praticamente ficou parado durante a pandemia, será tema de debate na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, terça-feira. A iniciativa é do deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos-SC).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo