Eleição para reitoria da Unifebe será realizada no dia 19 de outubro; conheça a chapa

Acadêmicos, professores e funcionários técnico-administrativos elegerão os gestores da instituição

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) realizará no próximo dia 19 de outubro, as eleições para reitor e vice-reitor da instituição. Este ano, professores, acadêmicos e funcionários técnico-administrativos escolherão, por meio de votação eletrônica, a gestão superior da universidade para o mandato de quatro anos (2023-2027).

Para votar, os eleitores aptos deverão acessar o link que será enviado para o e-mail institucional, um dia antes da votação, e selecionar a chapa de sua escolha ou optar pelo voto branco ou nulo.

O resultado das eleições será divulgado pela Comissão Eleitoral logo após a apuração, com caráter público, dos votos, ainda no dia 19 de outubro. A chapa eleita será empossada em sessão solene do Conselho Universitário, nos cargos de reitor e vice-reitor da Unifebe e, em sessão solene, pelo Conselho Administrativo, nos cargos de presidente e vice-presidente da Fundação Educacional de Brusque (Febe), no dia 10 de abril de 2023.

Eleição

Nesta eleição a instituição conta com a chapa única (Chapa 1), formada pela atual reitora, professora Rosemari Glatz, e pelo vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini. Mesmo com chapa única as eleições ocorrem normalmente, sendo computados os votos de acordo com cada categoria.

Votos de professores terão peso 70%, enquanto o dos acadêmicos (graduação e pós-graduação) e funcionários técnico-administrativos representarão 15% cada.

“Ao longo desses anos à frente da instituição, cumprimos os nossos compromissos de campanha, baseados em quatro pilares: educação com qualidade; equilíbrio econômico-financeiro; investimento em inovação e tecnologia vocacional para o desenvolvimento sustentável, sempre com foco no aluno. Foram muitos os desafios que levaram a uma história de superação, que hoje se comemora com a comunidade”, comenta Rosemari.

Questionada sobre os efeitos da sua gestão no setor financeiro da Unifebe, a atual reitora comenta que um equilíbrio foi alcançado.

“Fizemos também diversos investimentos físicos em toda a infraestrutura, com destaques para a construção do Bloco da Saúde, laboratórios e áreas de atendimento ao aluno e ao docente. No âmbito pedagógico, inovamos. Novos cursos foram abertos e todos eles foram atualizados para as contemporâneas necessidades do mercado, e com isso o número de alunos de graduação cresceu 30%”, responde.

Futuro

Sobre o futuro, a atual dupla de reitores afirma que novas ações já estão sendo realizadas para a comunidade acadêmica. Um dos exemplos seria a oferta do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II a partir de 2023. Também haverá a construção de um amplo e moderno complexo esportivo com inícios das obras ainda neste ano.

“Além desses, outros projetos irão acontecer, sempre respeitando o equilíbrio econômico-financeiro, a responsabilidade com a comunidade e com o desenvolvimento da nossa região. Afinal, a Unifebe é nossa, é daqui”, concluem os dois candidatos.

Perfil dos candidatos

Rosemari Glatz é professora universitária, pesquisadora, escritora, funcionária pública federal aposentada pela Receita Federal do Brasil, diretora da Acibr e integra o Conselho Deliberativo da Acafe.

Atua na Unifebe desde 1997 e já foi coordenadora de curso de Graduação, assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Proppex), coordenadora da Editora Unifebe e do Grupo de Pesquisa, História, Memória e Patrimônio Cultural.

Sergio Rubens Fantini é professor universitário e mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Inteligência Aplicada.

Atuou como programador e analista de sistemas nas empresas Fábrica de Tecidos Carlos Renaux e Ceprodahe, e foi gerente de TI na empresa ZM. Atuou ainda nos Conselhos Curador e Universitário da Unifebe e como membro da Diretoria do Núcleo de Tecnologia da Informação da Acibr.

– Assista agora:
Descubra a importância da arquitetura corporativa em pequenas e grandes empresas