Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Confira quais regiões mais elegeram deputados estaduais em Santa Catarina

Confira quais regiões mais elegeram deputados estaduais em Santa Catarina

Representatividade
Interessante levantamento feito pela área de comunicação da Assembleia Legislativa mostra que as regiões do Oeste, Extremo Oeste, do Vale de Itajaí e Foz do Itajaí contarão com o maior número de representantes na legislatura eleita domingo. O Sul vem em seguida, com oito; a Grande Florianópolis com sete; o Norte com cinco e o Planalto com três. O critério utilizado para a definição da base eleitoral leva em conta informações prestadas pelos eleitos e seu domicílio eleitoral.

Menos mulheres 1
Nunca se falou e escreveu tanto sobre a importância da mulher na política. E eis que na Assembleia Legislativa de SC o número de deputadas na próxima legislatura caiu na comparação com a atual. Em 2018, foram eleitas cinco; agora três. E elas não estão sequer entre as primeiras suplentes dos partidos, com exceção do PT, com Vanessa da Rosa.

Menos mulheres 2
Por uma dessas ironias na política, foi uma mulher – Caroline de Toni, do PL -, a candidata a deputada federal com mais votos. Estará entre as 91 (18% das vagas) na Câmara dos Deputados. É uma bancada maior do que a eleita em 2018, que foi de 77.

Formula
Até para o eleitor mais expert no assunto é complicado; imagina-se o esforço do cidadão comum para entender a complexa matemática eleitoral que permite, no caso de SC, que o candidato a deputado estadual pelo Novo, Matheus Cadorin, seja eleito com 12 mil votos, enquanto Acélio Casagrande, do PSDB, fica de fora, apesar dos 39 mil sufrágios.

Cabresto
Em pleno século 21 é lamentável que tais fatos aconteçam. Oficiosamente, ainda, um empresário da região de Tubarão está sob investigação após denúncia de que demitiu vários empregados ao saber que eles não seguiram sua orientação política e votaram em candidatos adversários daqueles por ele indicados.

Crianças
O cineasta catarinense Chico Faganello convidou a brilhante atriz Sandra Corveloni para dirigir o espetáculo “As Aventuras de Makunaima”, para crianças, nos dias 8, 9 e 12 deste mês, no Teatro Alfa, em São Paulo. Detalhe: os atores do elenco são crianças indígenas.

Aposta
O recuo no preço dos alimentos é uma das várias apostas de Bolsonaro para virar o jogo no segundo turno. E o eleitor de Florianópolis pode ser influenciado por isso. O custo de vida na capital catarinense, sempre um dos mais altos do Brasil, teve uma nova deflação em setembro (-0,19%). É o terceiro mês seguido em que a inflação é negativa, ainda que a variação menor para baixo neste mês tenha interrompido uma série de quedas que vinha desde abril. O índice também baixou para 3,39% no acumulado deste ano e para 6,66% nos últimos 12 meses.

Temor
Ministros do Supremo Tribunal Federal – poucos deles tem coragem de sair livremente às ruas – já manifestaram temor de uma escalada de crise com a eleição de políticos críticos a eles. Escalada que em boa parte foi provocada por eles, diga-se, invadindo áreas que não são de sua competência. Um dos críticos, mesmo antes de tomar posse, é o senador eleito por SC, Jorge Seif (PL).

Radar
Diante da imperdoável passividade, de anos, das autoridades de transito quanto ao enervante e abusivo comportamento, uma solução pode estar vindo por aí: a Prefeitura de Curitiba está testando um novo equipamento capaz de flagrar o excesso de ruído de carros e motos barulhentos, por conta dos escapamentos fora do padrão ou customizados.

Direitos Humanos
A Escola Nacional da Polícia Rodoviária Federal, que fica em Florianópolis, agora está sendo obrigada, judicialmente, a reincluir a disciplina Direitos Humanos e Cidadania no seu curso de formação, que está ocorrendo no momento. Além disso terá que adotar medidas para conscientizar os seus agentes quanto ao respeito a aqueles direitos.

Inadimplência
O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que em agosto, das 5.540.767 micro e pequenos negócios (MPEs) com contas em atraso no Brasil, 16,4% eram de SC, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma das causas apontadas é a inflação alta, que impacta o bolso e, consequentemente, os negócios, pela diminuição no poder de compra.