Notícias falsas dificultam realização do Censo 2022 em Brusque, diz IBGE; tire dúvidas
IBGE de Brusque alerta que mensagens falsas circulam pelo WhatsApp nas últimas semanas
IBGE de Brusque alerta que mensagens falsas circulam pelo WhatsApp nas últimas semanas
Os recenseadores do IBGE de Brusque estão em campo realizando a pesquisa do Censo Demográfico 2022 desde o começo de agosto. Trata-se da 9ª edição do Censo, que, historicamente, realiza o trabalho a cada dez anos, desde 1940.
De acordo com o IBGE de Brusque, notícias falsas vêm atrapalhando os trabalhos recentemente. A agência na cidade informou que histórias alarmantes compartilhadas pelo WhatsApp apareceram nas últimas semanas.
Saiba detalhes:
– Censo 2022: pesquisa volta a ser realizada em Brusque após 12 anos; saiba como funciona
Uma das mensagens teria relacionado o trabalho dos recenseadores com pesquisas políticas, o que é falso. O IBGE de Brusque esclarece que os recenseadores nunca, em hipótese alguma, estão autorizados a realizar pesquisas de intenção de voto ou outros levantamentos relacionados às eleições.
“Pedimos aos informantes que, em caso de dúvidas, confirmem a identidade do entrevistador, pois as notícias falsas dificultam demais o serviço dos recenseadores”, solicita a agência.
O IBGE de Brusque menciona também um áudio que circula no WhatsApp com ampla divulgação. O áudio trata de um um suposto recenseador do IBGE com Iphone colhendo impressões digitais para as eleições. A informação, que também é falsa, já circulou antes em outras regiões do estado e, portanto, não ocorreu em Brusque.
O chefe da agência do IBGE em Brusque, Felipe Augusto Paiva, tira dúvidas e explica que é possível consultar se o recenseador de fato é cadastrado pelo IBGE e se está realizando a pesquisa do Censo.
Eles estarão identificados com colete, crachá e alguns usarão boné. No crachá há um QRCode e, caso a pessoa tenha um leitor de QRCode no celular, poderá apontar a câmera para o crachá do recenseador. O código levará ao site do IBGE e mostrará a identificação e dados do recenseador, confirmando que se trata da pesquisa do Censo.
“Ainda se houver dúvidas, é possível agendar a entrevista com o recenseador. Pode falar para o recenseador que vai identificar a identidade dele e combinar para ele vir em outro horário. É possível também contatar a agência ou anotar as informações de identidade do recenseador e pesquisar no site do IBGE. O que não pode é deixar de responder o Censo”, afirma.
Felipe ressalta que o Censo não trabalha com política e não tem relação com pesquisas eleitorais. Além disso, reforça que o IBGE não está à serviço do governo atual ou de governos anteriores. De acordo com o chefe da agência em Brusque, já houve recusas de informações por causa de entrevistados alegarem que os recenseadores estão ligados a partidos ou políticos. A metodologia do Censo é pautada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Site do IBGE: respondendo.ibge.gov.br
Telefone com WhatsApp: (47) 3351 2688
Leia também:
– VÍDEO – Após cancelamento de show, pessoas quebram vidraças e agridem proprietário de casa de eventos de Brusque
– Ex-secretário de Saúde assina acordo com MP-SC após furar a fila do SUS e paga multa em Brusque
– Conheça o currículo dos candidatos a deputado estadual de Brusque e região
– Mais de 1 mil crianças que nasceram em Blumenau desde 2017 não têm nome do pai registrado
– Pessoas prejudicadas por cartório de Joinville podem reaver valores desviados; entenda
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Assista agora:
Saiba como transformar sua sala sem reformas