Entenda o que é vórtice ciclônico, fenômeno que deve ser registrado em SC nesta terça e quarta

Fenômeno traz temporais para o estado

Fenômeno traz temporais para o estado

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, 6, um comunicado que alerta a possibilidade de vórtice ciclônico de altos níveis no estado. A previsão é para esta terça e quarta-feira, 7. Em Brusque, no entanto, a chance de possíveis ocorrências relacionadas ao clima é baixa.

A atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) influencia, segundo a Defesa Civil estadual, em chuvas frequentes e temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo.

Chuvas

A característica do fenômeno é a alta pressão nos níveis altos na atmosfera. Os ventos giram em sentido horário e fazem com que o ar seco desça para a superfície. É comum registros de vórtices ciclônicos no Nordeste do Brasil.

O resultado disso é o registro de chuvas frequentes, conforme alerta a Defesa Civil. Em Brusque são esperados entre 20 e 40 milímetros de chuva. O risco é de baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos.