O mau tempo segue impactando grande parte de SC nesta quarta-feira, 10, e o Vale do Itajaí vem acumulando volumes expressivos de precipitação, observados na maioria das cidades da região.
De acordo com a rede Groh Estações, em Guabiruba e Brusque, os índices pluviométricos parciais do dia, assinalados até por volta de 13h, estão oscilando marcas entre 39 e 44 mm.
Já em direção ao Alto Vale, pouca chuva observada em Botuverá, Presidente Nereu e Vidal Ramos, onde o levantamento aponta valores abaixo dos 20 mm.
Números gerais da chuva
Abaixo você confere a apuração dos acumulados de precipitação anotados desde o sábado, 6 de agosto, quando teve início este atual evento chuvoso. Os dados correspondem a cada município citado:
*Sábado
23,4 mm__Brusque
27,1 mm__Guabiruba
28,4 mm__Botuverá
24,1 mm__Presidente Nereu
20,9 mm__Vidal Ramos
*Domingo
40,4 mm__Brusque
47,4 mm__Guabiruba
37,1 mm__Botuverá
38,9 mm__Presidente Nereu
21,2 mm__Vidal Ramos
*Segunda-feira
1,8 mm__Brusque
3,2 mm__Guabiruba
1,5 mm__Botuverá
3,0 mm__Presidente Nereu
2,1 mm__Vidal Ramos
*Terça-feira
19,4 mm__Brusque
17,5 mm__Guabiruba
19,3 mm__Botuverá
9,1 mm__Presidente Nereu
6,2 mm__Vidal Ramos
*Quarta-feira/valor parcial
44,4 mm__Brusque
39,1 mm__Guabiruba
17,8 mm__Botuverá
18,0 mm__Presidente Nereu
10,3 mm__Vidal Ramos
*Fonte: Groh Estações
Rio Itajaí-Mirim
As notícias que chegam de Vidal Ramos e Presidente Nereu, municípios que abrigam as principais nascentes do Itajaí-Mirim, remetem uma situação de normalidade no que se refere à chuva e ao nível do rio.
Como já mencionado acima, esta quarta-feira vem apresentando baixos acumulados de precipitação no Alto Vale, e essa condição está diretamente associada ao nível do rio, que segue baixando na cidade vidalense.
Acompanhe abaixo a evolução do trabalho de aferição feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), entre o período de 10 h e 13h. As réguas de medição estão instaladas no bairro Salseiro, em Vidal Ramos:
Situação em Brusque
Na medição realizada em Brusque na manhã desta quarta-feira por volta de 10h, o Itajaí-Mirim apresentava, nesse horário, a marca de 2,70 m, considerada dentro de uma condição de normalidade.
“Continuamos monitorando e o rio, embora aumente de nível, não há indícios de que possa sair da calha”, explica Edevilson Cugiki, chefe de Vistorias e Fiscalização da Defesa Civil de Brusque.
Leia também:
– Enchente de 1984: confira a transformação de Brusque 38 anos depois da tragédia
Previsão do tempo
Segundo informa o meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, o pior do ciclone extratropical, já passou. Conforme aponta o especialista, o tempo começa a melhorar em Brusque e toda a região do Vale do Itajaí a partir da noite desta quarta-feira.
“As nuvens mais carregadas de chuva começam a se afastar para o alto mar no decorrer da tarde. Com isso, o tempo melhora com a chegada da noite diante do ingresso de um ar seco a SC”, explica.
“O sol retorna a Brusque e demais cidades do Vale do Itajaí na quinta-feira. Toda a região terá um amanhecer frio com temperaturas abaixo dos 10ºC”, complementa o meteorologista do AlertaBlu.
Oferecimento:
Galeria de fotos
Vamos encerrar esta edição do Blog do Ciro Groh na presença de uma galeria de fotos, que ilustram de uma forma mais objetiva, toda a situação de normalidade do rio em Brusque nesta quarta-feira:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK