16ª Stadtplatzfest: saiba o que os novos participantes acharam da festa em Guabiruba

Evento de rua reuniu 31 grupos nos arredores da prefeitura e praça central

Evento de rua reuniu 31 grupos nos arredores da prefeitura e praça central

Confraternização e diversão marcam a 16ª Stadtplatzfest, festa de rua realizada em Guabiruba neste sábado, 30. O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo e Associação Visite Guabiruba (Avigua) e reuniu 31 grupos nos arredores da prefeitura e praça central. Neles, estavam diversas pessoas que voltaram a participar da festa, já outros foram pela primeira vez.

É o caso do consultor de engenharia de produção, Daniel Lorenzon dos Santos, de 36 anos. Ele e a esposa Morgana dos Santos, 38, moram em Brusque e resolveram conhecer a festa.

Daniel participa do Grupo Abacateiro | Foto: Luiz Antonello/O Município

“Temos um grupo de amigos que são pais de alunos de uma mesma turma de escola, que um dia se chamou Abacateiro. A gente montou a camiseta, o grupo se chamou assim e é o nome da nossa barraca também”, explica Daniel.

Conforme ele, o objetivo dos amigos é confraternizar. “Eu, pessoalmente, queria conhecer a festa, conhecer outras pessoas que estão aqui. Isso é quase uma mini Fenarreco. Um lugar tranquilo, separado, reservado. Sem carro passando, com estacionamento, com comida, bebida e pessoas. Isso é muito legal”, avalia.

Sobre a estrutura, Daniel ressalta a boa organização, com disponibilidade de banheiros e água, por exemplo. Ele destaca a música alemã, que empolgou os grupos. “Já passaram umas quatro ou cinco bandas aqui na barraca”, conta.

Luiz Antonello/O Município

“Considero a festa bem estruturada para o tamanho que ela tem. Não tem exagero de pessoas e é confortável. Realmente uma festa de cidade. Além do dia bonito”, ressalta. “Para melhorar a próxima edição, uma boa ideia seria dar acesso a energia elétrica para as barracas”, sugere.

Em outro grupo, chamado “Não Enrola, Abre, Enche Meu Copinho” estava a assistente administrativa Ironi Fuechter, 38. Ela foi pela primeira vez na Stadtplatzfest com colegas do trabalho. “Viemos quase todos”, diz a moradora de Brusque.

Ironi participa do grupo Não Enrola, Abre, Enche Meu Copinho com colegas de trabalho | Foto: Luiz Antonello/O Município

Junto de amigos, Ironi aproveitou o dia ensolarado de sábado para se divertir. “É importante para interagir com outras pessoas, que são de todos os tipos de idades nos grupos. Nos misturamos e conhecemos pessoas diferentes. Todo mundo está bem comportado, é uma festa para amigos”, comenta.

Por fim, ela destaca a organização do local. “Achei a festa muito boa, organizada e não tem bagunça. É perfeito, um grupo de amigos se reunindo para uma confraternização”, completa.

Primeiras impressões

André destaca a boa energia e diversão dos amigos do grupo Os 100 Limites | Foto: Luiz Antonello/O Município

Participante do grupo “Os 100 Limites”, o diretor adjunto escolar André Luís Pontiolli, 39, também teve uma boa primeira impressão da festa. “Somos sem limites de se colocar com empatia no lugar de cada integrante. O que nos trouxe aqui é saber que cada integrante do grupo está bem e está conectado com a energia positiva que se encontra na festa”, explica.

André mora em Guabiruba e em Blumenau, onde passa os fins de semana. Contudo, nunca tinha participado do evento guabirubense. “A festa é maravilhosa. Está muito bem organizada e estruturada. Eu acho que todos entenderam o real sentido do evento em Guabiruba. É uma integração, uma confraternização, não apenas para pessoas individualmente, mas sim para grupos e famílias”, comenta.

Luiz Antonello/O Município

O programador de computador Cristian Teylor de Saibro, 30, também se divertia com amigos no local. Morador de Brusque, ele e natural de Sarandi, no Rio Grande do Sul, e completou um ano em Santa Catarina recentemente.

“Lá [no RS] tem a semana Farroupilha, que é uma festa parecida, mas com foco na cultura gaúcha. Aqui conheci os amigos e estava curioso de conhecer uma festa diferente. Lá tem a cultura alemã, mas não tem festas assim. Estou gostando. Cheguei faz pouco tempo, mas o pessoal é bem contagiante”, diz.

Cristian, que é gaúcho, se divertiu com o grupo Becker na 16ª edição da festa | Festa: Luiz Antonello/O Município

O servidor público e morador de Brusque, Robert Staloch, 52, conta que, até então, só conhecia a Stammtisch de Blumenau como uma festa deste formato. Ele esteve na barraca do grupo Freundschaft Bier Freunde.

“Além do chope, o que nos traz aqui é a parceria e a amizade com o pessoal. A Stadtplatzfest é uma ótima festa, segura, organizada e sem bagunça. O espaço é muito bom, as pessoas são alegres, tranquilas, todo mundo é educado e cortês. O estilo da música alemã é contagiante”, finaliza.

Robert aproveitou o sábado ensolarado com os amigos no grupo Freundschaft Bier Freunde | Foto: Luiz Antonello/O Município

16ª Stadtplatzfest

O evento encerrou a programação de aniversário do município. Cada grupo recebeu um espaço de nove metros quadrados dentro da festa, 20 copos oficiais e uma plaquinha de madeira com o nome do grupo.

Aqueles que não participaram de nenhum grupo puderam desfrutar da tenda “Biergarten”, promovida pela Avigua. Lá, eram vendidos chope artesanal, água, refrigerante, café, cachorro-quente, Maibaumbrot (cachorro-quente alemão), bolacha caseira e chocolate.

Luiz Antonello/O Município

Durante a realização da festa, a rua Theodoro Kormann foi parcialmente fechada ao lado da prefeitura para as realocações das tendas e instalação da decoração da festa. Já a rua Dez de Junho, em frente à prefeitura, ficou somente com meia-pista durante a festa.

O evento também contou com a venda de copos retornáveis em alusão à comemoração de 60 anos de Guabiruba. A unidade foi vendida a R$ 5 e poderia ser levada para casa como souvenir ou devolvida para ter o valor ressarcido.

Luiz Antonello/O Município

Confira mais fotos da festa