Confira andamento das obras de reforma e construção de pontes em Brusque

Estruturas estão em diferentes estágios

Confira andamento das obras de reforma e construção de pontes em Brusque

Estruturas estão em diferentes estágios

Duas pontes serão inauguradas oficialmente durante as festividades do aniversário de Brusque, no início de agosto. Uma delas, a Prefeito Antônio Heil, no Guarani, já está pronta desde fevereiro. Além delas, trabalhos em estruturas estão sendo realizados em outros cinco locais da cidade, em diferentes estágios de construção ou recuperação.

Confira a situação de cada ponte

Ponte DJ-003 (Dom Joaquim)

Vitor Souza/Arquivo O Município

A estrutura está interditada desde julho do ano passado. Ela será demolida e, em seu lugar, será erguida uma nova estrutura. De acordo com a prefeitura, o investimento previsto é de R$ 2,3 milhões.

A licitação para contratação de empresa para execução de nova ponte na DJ-003 ocorreu no dia 25 de julho de 2022. Segundo a secretária de Infraestrutura Estratégia, Andrea Volkmann, até o momento, foi analisada a parte documental das empresas, cujas propostas devem atender às exigências de qualificação técnica, regularidade fiscal, trabalhista, habilitação jurídica e qualificação econômica previstas no edital.

“Agora estamos aguardando o prazo de recurso para que o setor de licitação apresente a empresa vencedora. Após isso, existe o tempo de contrato e liberação de ordem de serviço”.

Ponte da rua Itajaí (Santa Terezinha-Limoeiro)

Prefeitura de Brusque/Divulgação

A ponte que liga as ruas Itajaí e Dorval Luz, nos bairros Santa Terezinha e Limoeiro, foi demolida. A empresa Pacopedra foi a vencedora da licitação para a construção da nova estrutura no local. A nova ponte será construída com recursos do governo do estado. O valor investido deve ser de R$ 1,7 milhão. A ponte estava interditada totalmente desde julho do ano passado, após a prefeitura identificar fissuras nos suportes das cabeceiras.

Segundo Andrea, houve uma alteração de projeto em função da SCGás, que atrasou todo andamento uma vez era uma rede antiga. “A SCGás não tinha a localização correta da rede”, acrescenta.

Para dar celeridade aos serviços, a empresa executora já concretou todas as vigas e vem trabalhando na montagem das armaduras. No dia 18 de agosto, está previsto para iniciar a cravação de estacas do projeto aprovado pela SCGás.

Ponte do Centro (Antônio Heil-João Bauer)

Vitor Souza/Arquivo O Município

A prefeitura assinou em 18 de maio o contrato para o projeto executivo de engenharia e execução das obras da nova ponte do Centro, que vai ligar a rodovia Antônio Heil à rua João Bauer.

Conforme a ordem de serviço assinada, o investimento na estrutura será de R$ 22,9 milhões e o prazo de execução dos trabalhos previsto em contrato é de 18 meses. Os recursos para o custeio da obra da nova ponte do Centro são oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

De acordo com a secretária, a empresa Itaúba não apresentou projeto completo para ser encaminhado para análise da caixa, mas já foram notificados e isso deve ser feito em breve. “Ao mesmo tempo, a empresa já está com o canteiro de obras montado e fazendo a locação da obra”.

Ponte do Maluche

Vitor Souza/Arquivo O Município

A ponte será para ligação dos bairros Jardim Maluche e Rio Branco. A licitação para a execução do projeto já foi feita e a vencedora foi a empresa Zanco, de Xaxim.

Andrea afirma que o projeto executivo da ponte já foi analisado pela Caixa, que solicitou uma série de alterações. “A empresa deve revisar o projeto para nova análise. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras já está providenciado o acesso provisório da ponte”.

Ponte Alois Petermann (Rio Branco-Dom Joaquim)

Prefeitura de Brusque/Divulgação

A obra iniciou em 16 de maio deste ano e, atualmente, está na fase de concretagem da laje de tabuleiro de metade da pista. “Já foram recuperados, neste lado, as cabeceiras de pontes, limpeza e recuperação das vigas, troca dos apoios, as novas vigas transversinas. Esta fase da obra irá atingir 50% da execução total no mês de agosto”. Em sequência, os trabalhos passam a ser realizados do outro lado da estrutura.

Ponte Ponta Russa

Prefeitura de Brusque/Divulgação

A Secretaria de Obras iniciou a construção de uma nova ponte na rua João Tormena, no bairro Ponta Russa, em agosto do ano passado.

A nova ponte foi construída com um kit de transposição de obstáculos, viabilizada pela Defesa Civil do Estado, que consiste numa ponte pré-moldada de concreto, com valor aproximado de investimento de R$ 160 mil.

A estrutura será inaugurada oficialmente nas festividades de aniversário de Brusque, no dia 3 de agosto.