Chuva forte que caiu sobre Brusque deixa cidade em alerta
Defesa Civil registra alagamentos, queda de barreiras e destelhamentos por diversos bairros da cidade
- Por Miriany Farias
- 27/12/2015
- 21:28
- +A-A
Defesa Civil registra alagamentos, queda de barreiras e destelhamentos por diversos bairros da cidade
Brusque registrou diversos prejuízos com a forte chuva que caiu sobre a cidade na tarde deste domingo, 27. Foram cerca de 30 minutos de chuva e o suficiente para trazer grandes estragos para a população. Diversos alagamentos foram registrados pela cidade e muitas pessoas ficaram ilhadas.
Desde o início do verão, esse foi o dia de chuva mais intensa. Os principais pontos de alagamentos foram registrados nos bairros: Águas Claras, Primeiro de Maio, Nova Brasília, Limeira, Santa Luzia e Poço Fundo.
Além disso foi registrado quedas de barreiras, inclusive na Primeiro de Maio, interditando o trânsito. No beco Pavesi também houve um desmoronamento e os próprios moradores tentaram minimizar o problema, colocando barreiras para impedir que atingisse uma casa.
Algumas casas também ficaram destelhadas e outras alagadas. E, no bairro Nova Brasília, o asfalto se soltou do solo e impediu a passagem de veículos.
A diretora da Defesa Civil, Renate Klein, explica que os alagamentos ocorreram devido as tubulações entupidas. Apesar da gravidade, nenhuma família ficou desabrigada. “Nossa equipe está nas ruas, estamos tendo bastante trabalho, especialmente nesses últimos três dias. Infelizmente, não podemos precisar em quais dias qual bairro será mais atingido”, diz.
Segundo Renate, devido ao fenômeno El Niño as tempestades de verão são muito instáveis, por isso é difícil saber se a chuva cairá toda de uma vez só em determinado local. “Não estamos de férias, estamos atentos aos acontecimentos e estamos disponíveis para atender a população”, informa.
O prefeito Roberto Prudêncio Neto também se manifestou sobre a situação do município. Ele afirma que Brusque está em alerta e a prefeitura está trabalhando em regime de sobreaviso. Após baixar o nível de água nas ruas, o prefeito garante que será realizada uma operação limpeza. “Fim de ano é um período de chuvas e que estava previsto pela Defesa Civil, porém não com essa intensidade como ocorreu nesta tarde”, diz.
Uma equipe da Defesa Civil percorreu por toda a cidade e isolou as áreas de riscos. Para acionar a DC basta ligar para o número de emergência 199 que uma equipe de plantão vai até o local verificar a situação.