Antenas parabólicas serão desativadas para implantação de tecnologia 5G em Brusque
Prazo para a implantação da tecnologia no município é 2027
Prazo para a implantação da tecnologia no município é 2027
Com a aprovação do projeto que estabelece normas para a operação dos serviços de telefonia móvel no município, inicia uma nova fase no projeto de implantação da tecnologia 5G em Brusque.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademir José Jorge, explica que a aprovação da lei foi o primeiro passo. Agora, inicia o período de estudos sobre a melhor forma de colocar a tecnologia em prática no município.
“Na última reunião da Amve solicitei que a entidade pudesse ajudar os municípios associados nesta questão, porque ainda existem muitas dúvidas sobre esse processo. A própria Unifique, que ganhou o leilão da região Sul, tem dúvidas”, afirma.
De acordo com ele, o 5G não é compatível com as antigas antenas parabólicas, por isso, esses equipamentos precisam ser desativados antes da chegada da nova tecnologia.
“Provavelmente, vamos iniciar um trabalho de campo para identificar quantas parabólicas ainda existem na cidade e iniciar esse processo de desativação. Vamos identificar as antenas, explicar que tem que substituir porque dá interferência no 5G”.
Ademir ressalta que este processo de implantação do 5G é a longo prazo. A cidade tem até 2027 para implantar a tecnologia, por isso, estudos na área serão priorizados.
“Vai ser fantástico, principalmente para a indústria. Vai contribuir para a modernização dos maquinários, dos processos gerenciais, e vai facilitar muito para a população em geral”.
O projeto aprovado pelos vereadores estabelece normas e procedimentos para a instalação da infraestrutura de suporte às Estações Rádio Base (ERB) em Brusque, que são as antenas necessárias para a operação dos serviços de telefonia móvel, fundamentais para a tecnologia 5G.
A lei define as normas urbanísticas e determina regras de uso e ocupação do solo, regulando, por exemplo, as áreas de preservação histórica e ambiental e os tipos de licenciamento necessários.
A implantação da infraestrutura 5G já está em andamento em diversos municípios, de acordo com o Movimento Antene-se. No Brasil, há 58 municípios com leis de antenas atualizadas e prontas para receber o 5G.