Carreata em honra à Nossa Senhora de Caravaggio mobiliza devotos em Brusque

Último sábado de maio foi marcado pelas homenagens à santa

Carreata em honra à Nossa Senhora de Caravaggio mobiliza devotos em Brusque

Último sábado de maio foi marcado pelas homenagens à santa

Na tarde de sábado, 28, devotos da Nossa Senhora de Caravaggio demonstraram sua fé pela santa através de uma carreata que partiu do Santuário de Azambuja. Pontualmente às 15h fiéis seguiram a caminhonete, que levava a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, e o trio elétrico com padres e seminaristas.

Ao longo do trajeto, que percorreu bairros como Azambuja, Cedrinho, Souza Cruz e Centro, membros da igreja cantaram e rezaram em homenagem à santa. A carreata contou com a participação de diversos carros decorados que acompanharam todo o percurso.

Beatriz Coan/O Município

Conforme o pároco de Azambuja, padre José Henrique Gazaniga, as homenagens iniciaram no dia 19 de maio com a novena que se encerrou na sexta-feira, 27. “Toda a noite a igreja estava com a presença de muitas pessoas. Foi uma participação excelente”, declarou.

Além da novena e da carreata, o Santuário de Azambuja realizou a venda de cachorros-quentes, cucas, entre outros itens e a participação da comunidade surpreendeu o pároco. Foram cerca de 18 mil cachorros-quentes vendidos e 700 cucas. Ao final da carreata, às 19h foi iniciada uma missa em comemoração.

O padre Eduardo Senna foi um dos membros do santuário que acompanhou a carreata no trio elétrico. Este é seu primeiro ano em Brusque e a devoção da população pela Nossa Senhora de Caravaggio deixou ele impressionado. “Cheguei em Brusque em janeiro e fiquei muito feliz em estar celebrando a padroeira do Santuário de Azambuja, um local de tanta graça. Eu fiquei impressionado porque diversas famílias prepararam as casas. Com balões, com faixas, com bandeiras, com imagens de Nossa Senhora”, disse.

Devoção de uma vida

Beatriz Coan/O Município

A preparação dos devotos para a passagem da santa pelas ruas começou cedo. Ao longo do trajeto diversas casas estavam decoradas em homenagem à Nossa Senhora do Caravaggio, uma delas era da Salete Maria Lyra Barni, 69 anos.

Conforme a costureira aposentada, sua devoção pela santa vem desde a infância. “Desde pequena que a gente vinha de Botuverá para Azambuja. Minha mãe levava a gente na gruta para rezar e tomar água. Até hoje eu faço isso, já estou levando o meu neto de dois anos para também fazer isso”, conta.

Ao longo da vida, Salete teve diversos momentos marcados pela ajuda da santa. “Sempre que eu pedia, ela sempre me ajudava. Em momentos de doença na família ou parto dos netos a gente já vai pedindo e depois agradecendo. Vou todas as semanas na gruta. Na carreata, quando eu vejo ela passando eu sempre choro”, revela.

Pedidos e promessas

Beatriz Coan/O Município

A família Furtado de Brusque também é marcada pela devoção e ajuda de Nossa Senhora de Caravaggio. A aposentada Helena Maria, 60 anos, contou sobre promessas feitas para a santa. “Há muitos anos atrás eu fiz uma promessa de que se ela tirasse o meu filho das drogas, eu subiria 100 vezes o morro do rosário. E eu tive essa graça. Então eu creio muito na Nossa Senhora”, declara.

Junto de seu marido Sérgio, 65 anos, Helena decorou o carro da família e eles acompanharam a carreata. Mas ela revela que nos próximos anos pretende aumentar a decoração. “Nós esquecemos. Era para ter comprado mais, mas ano que vem nós vamos comprar mais. É muita devoção”, comentou.

Confira a chegada da carreata no santuário:

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube