Este começo de maio de 2022 está superando todas as expectativas no quesito chuva em SC. Nesta edição, vamos focar apenas a região do Vale do Itajaí-Mirim, onde em apenas quatro dias, choveu mais do que a média esperada para o mês inteiro.
Em alguns pontos, os volumes excederam a marca de 200 mm e Guabiruba ficou com os dois maiores índices de todo o Vale, a citar, os bairros, Planície Alta e Lageado Alto, que pontuaram 228,2 e 202,4 mm, respectivamente.
De um modo geral, os altos acumulados verificados em tão pouco tempo impactaram também os demais locais monitorados da região brusquense, que apresentaram uma oscilação de 154 a 195 mm.
Veja também:
– As imagens da geada na Serra catarinense nesta sexta-feira
– A previsão do tempo para o fim de semana do Dia das Mães
Superou a média
Se formos observar a distribuição da chuva em maio no Vale do Itajaí-Mirim, no que tange a média, observamos uma variação entre 140 a 160mm, levando em conta o histórico de anos anteriores.
Desta feita, quatro dias foram suficientes para alcançar essa expectativa e até superar o esperado para o mês inteiro. Sem dúvida, um evento de extrema natureza, mas, que foi bem vindo, ante à escassez de chuva observada em abril no Vale.
Os números da chuva
Dando sequência à matéria, vamos trazer agora o levantamento completo dos volumes de chuva, conferidos por todo o Vale do Itajaí-Mirim. Os dados correspondem aos quatro primeiros dias de maio.
Como já mencionado anteriormente, Guabiruba assinalou os maiores acumulados da região. A tabela exposta abaixo vem ilustrar isso, bem como, os demais valores descritos em anexo.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Oferecimento:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK