Depois de algum tempo sem acontecer presencialmente, o conhecido campeonato de e-sports Pro League acontece, este ano, em solo brasileiro. Desde o primeiro anúncio os jogadores e fãs do campeonato já se mostraram ansiosos para o retorno das competições. Principalmente, é claro, os jogadores e fãs brasileiros, cheios de expectativas por receber um grande campeonato como o Pro League em seu país.
O Arena of Valor (AOV), jogo mobile do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) anunciou o retorno dos esportes eletrônicos ao Brasil e ainda definiu o país como uma nova região independente no torneio. O Brasil fazia parte da região LATAM (América Latina), mas agora é uma região oficial de servidores para torneios oficiais. Os fãs brasileiros estão orgulhosos por terem uma divisão própria.
Os jogos digitais e e-sports
Os jogos digitais são sucesso no mundo todo. É uma maneira de se conectar com as pessoas sem barreiras físicas. Os participantes disputam online com um ou mais jogadores — amigos ou desconhecidos que podem estar em qualquer lugar do mundo — e são assistidos por uma audiência cativa presencial e/ou online.
Os jogos digitais apresentam um grande crescimento há anos e, especialmente, durante os últimos dois anos. Hoje, os jogos digitais e os e-sports representam mais que entretenimento, mas um esporte consolidado que atrai numerosos jogadores e espectadores.
A popularização dos jogos digitais tem levado à expansão da indústria de games, movimentando bilhões de dólares todos os anos. O levantamento da TechNet Immersive aponta que, em 2019, o segmento estava avaliado em 152 bilhões de dólares. Neste ano, já apresenta uma estimativa de mais de 160 bilhões de dólares. E esse mercado não para de crescer. Uma pesquisa da NewZoo indica que ultrapassará os 200 bilhões até 2023.
As competições de jogos digitais tornaram-se populares, atraindo adeptos em todo o mundo. Cerca de 40% da população mundial joga online. As modalidades de jogos digitais são diversas: RPG, jogos de ação, de heróis, de cassinos e muito mais. Nas últimas modalidades, os provedores de jogos de slot e as franquias de super-heróis se destacam, com grande crescimento nos últimos anos.
Os torneios de e-sports
A história dos jogos digitais acompanha a evolução da tecnologia. A primeira competição esportiva eletrônica foi entre estudantes da Universidade Stanford nos Estados Unidos em 19 de outubro de 1972 voltado para o jogo Spacewar. Este jogo de tiro e estratégia colocava os jogadores em uma guerra espacial.
Em 1980, em Chicago, aconteceu a primeira grande competição de esportes eletrônicos com jogos diversos, contando com aproximadamente 10 mil participantes. Já nos anos 2000, a competição de jogos eletrônicos atingiu uma nova dimensão graças à internet, que permitiu a ausência de barreiras físicas ou geográficas. O número de jogadores aumentou consideravelmente, bem como os espectadores. Os primeiros grandes torneios foram o World Cyber Games, o Intel Extreme Master e o Major League Gaming.
Outra grande novidade tecnológica que ajudou no crescimento dos jogos digitais foi a popularização do streaming a partir de 2010. Essa década também representou um aumento na audiência física de espectadores, levando aos imensos eventos de jogos digitais: grandes acontecimentos como o The International, em 2013, em Los Angeles, e o League of Legends World Championship, que atraiu 40 mil espectadores na Coreia do Sul.
No Brasil, o primeiro campeonato aconteceu em 2012, em São Paulo. Entretanto, apesar da luta travada pela Confederação Brasileira de e-Sports, a realidade dos ciber-atletas brasileiros é mais complexa do que a de outros países, como na Ásia e nos EUA, por exemplo, que disponibilizam financiamentos para a prática dos e-sports e para os torneios.
Agora, em 2022, a Pro League será o primeiro torneio oficial da história da região brasileira. O torneio é um evento grandioso, com premiação de 100 mil dólares para os vencedores e transmissão pelo YouTube, Twitch TV e Facebook. Os fãs brasileiros estão ansiosos pela participação dos times Corinthians Arena of Valor, Black Dragons, Cruzeiro Esports, XIS OG LIFE, Influence Rage e Imortal Force.
A equipe vencedora da Pro League 2022 também garantirá vaga direta para o Arena of Valor International Championship (AIC), o torneio mundial da modalidade, que acontecerá na Malásia no mês de junho. É um grande marco para os jogadores e fãs brasileiros.