Mais um dia típico de verão com forte aquecimento, gerando núcleos de trovoadas a partir da tarde. Assim podemos resumir o tempo nesta sexta-feira, 11, pela região de Brusque e os detalhes, você confere a seguir.
Vamos começar a explanação falando dos termômetros.
Temperaturas máximas
A temperatura mais alta de todo o Vale do Itajaí-Mirim foi registrada no bairro brusquense do Souza Cruz, isso, às 15h30. Por volta desse mesmo horário, outros locais do município assinalavam picos entre 32 e 33ºC, diante de intensa sensação de abafamento.
Situação de verão observada também nas outras cidades monitoradas do Vale nesta sexta. Guabiruba, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Botuverá, igualmente tiveram uma oscilação de 32 e 33ºC nos índices máximos.
Chuva volumosa
Como já mencionado no início desta edição, todo esse aquecimento acima citado potencializou a formação de instabilidades no decorrer da tarde desta sexta-feira. Alguns locais da região de Brusque marcaram chuva volumosa num curto espaço de tempo.
Para que nossos leitores tenham uma ideia do quanto choveu, no bairro Aymoré, em Guabiruba, o acumulado pontuou 70,8 mm. No mesmo município, o Planície alta assinalou 56,9 mm e o Lageado Alto, 25,9 mm.
Em Brusque, a precipitação observada no turno vespertino de hoje se mostrou mal distribuída no que se refere a volumes. Enquanto que o Centro marcou 53,1 mm, o Santa Luzia aferiu apenas 6,1 mm.
Alto Vale sem uma gota
A previsão do tempo emitida no início da manhã desta sexta-feira já alertava para uma condição típica de verão no decorrer do dia, ou seja, calor com possíveis pancadas de chuva mal distribuídas a partir da tarde no Vale do Itajaí.
Pois essa projeção se confirmou à risca, visto que, as cidades do Alto Vale passaram esta tarde sem registrar uma gota de chuva sequer, apenas aumento de nebulosidade.
A tabela exibida mais abaixo vem ilustrar em números, todo esse comportamento do tempo descrito acima.
Saiba onde e quanto choveu até o final desta tarde nos valores ilustrados em azul. No levantamento acompanhe também, as temperaturas máximas registradas por todo o Vale do Itajaí-Mirim. Isso você vê nos campos marcados em azul.
Todos os dados inseridos correspondem a cada lugar descrito em anexo e a fonte consultada é a rede de estações meteorológicas de Ciro Groh.
*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br.
Veja também
– Conheça a estrutura de captação de energia solar de Brusque com quase 2 mil módulos
Fim do verão climático
A semana está terminando trazendo consigo, além da chuva, o fim do verão climático em SC. Segundo informa Ronaldo Coutinho, da Climaterra, os próximos dias de março tendem a ser mais amenos, sem os impactos do abafamento que marcou os 11 primeiros dias do mês.
Isso não quer dizer que os brusquenses e moradores da região não terão mais calor até abril, explica. O que muda, é a chegada do padrão de outono, com tardes não tão quentes e madrugadas um pouco mais amenas, finaliza Coutinho.
Imagens que marcaram o dia
Para finalizar, o Blog do Ciro Groh separou algumas fotos capturadas na tarde desta sexta-feira em Brusque. Podemos observar através das imagens, o tempo severo no céu do município.
*Apoio: Prefeitura de Guabiruba
*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.